Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/11/2007 - 08:28

O Polímero VICTREX® PEEK™ foi selecionado para as calotas do trem de pouso do Boing777


West Conshohocken, PA – O polímero VICTREX® PEEK™ foi escolhido para o novo sistema de monitoramento de pressão do pneu do trem de pouso do Boeing 777 pela Crane Aerospace & Electronics, o principal fornecedor de sistemas e peças para aplicações aeroespaciais exigentes. O polímero foi selecionado para as calotas que contêm o sistema de monitoramento por causa de sua resistência a altas temperaturas e da alta resistência mecânica do material, assim como sua resistência química aos elementos cáusticos encontrados na pista de decolagem.

De acordo com Jeff Tonn, o coordenador do projeto da Crane, “o sistema de monitoramento do pneu do Boeing 777 foi projetado para assegurar a pressão de ar do pneu apropriada para o pouso e para a decolagem. As calotas apresentam um canal que permite que um sensor de pressão montado no aro da roda se comunique com um sistema de bordo que fornece dados à cabine do piloto em tempo real. Manter a pressão apropriada dos pneus é crucial à segurança dos aviões.” Além do uso no avião Boeing 777, o pneu e o sistema de monitoramento de freio da Crane podem ser selecionados para uso em outros aviões comerciais.

O trem de pouso de aviões precisa suportar ambientes e condições de carregamento dos mais críticos, Tonn continua, “as temperaturas em altas altitudes pode ser chegar a -54°C (-65°F) enquanto que, ao frear, as temperaturas podem ser maiores que 200°C (392°F). O trem de pouso deve poder suportar repetidas aterrissagens. Além disso, o trem de pouso é exposto ao ozônio e aos produtos químicos contidos no combustível do avião, no líquido de freio hidráulico e em soluções de remoção do gelo.” O uso do polímero VICTREX PEEK permite às calotas suportar estas circunstâncias extremas. John Walling, Gerente Regional da Victrex, explica: “o polímero VICTREX PEEK mantém suas propriedades mecânicas em ambientes quentes e molhados. Com uma temperatura do uso contínuo de 260°C (500°F), o polímero prova ser o mais estável quando comparado aos outros termoplásticos de altas temperaturas. Não exibe nenhuma perda na resistência à tração após o uso a 200°C (392°F) mesmo depois de um ano.”

O polímero VICTREX PEEK tem excelente desempenho térmico, resistência à fadiga, ao desgaste e resistência química. Walling adiciona, “esta combinação única de propriedades permitiu que o polímero VICTREX PEEK substituísse com sucesso metais, compostos tradicionais e outros plásticos em um número crescente de aplicações aeroespaciais”. O peso também foi um dos principais fatores na seleção do polímero VICTREX PEEK para substituir o alumínio para as calotas. “Com a escolha do polímero VICTREX PEEK, cada calota pesa agora menos de 7 kg (1.5 libras)” disse Tonn. “Com 14 rodas por avião, a perda de peso é considerável.”

Uma outra vantagem do polímero VICTREX PEEK é poder facilmente fabricar peças de tolerâncias mais apertadas. ”As calotas são moldadas por injeção e pintadas para fornecer uma camada adicional de proteção UV,” diz Walling. “Uma espessura da parede de aproximadamente 3.75 milímetros é densa o suficiente para proteger a calota dos eventos de alto impacto. Os moldes são preenchidos uniformemente no equipamento convencional com a viscosidade padrão do polímero VICTREX PEEK.”

Victrex USA Inc., uma divisão da Victrex plc, é o único fabricante e fornecedor do polímero VICTREX PEEK em todo o mundo. || www.victrex.com/br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira