Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2013 - 08:44

Big Data não faz mágica sem treinamento

O sonho de prever o futuro sem recorrer a ajudas esotéricas tem se tornado cada vez mais próximo com o advento das novas ferramentas de Big Data. Seu caráter inovador está no fato de analisar dados não estruturados das mais variadas fontes em grande volume, e processar tudo isso rapidamente. Assim, as empresas podem antecipar com grande segurança situações concretas e tendências que afetam os negócios no presente.

Mas tão importante quanto à tecnologia é ter pessoas capazes de saber o que fazer com essas informações. Investir em ferramentas de Big Data requer um modelo de implementação e transformação organizacional sólido para o projeto não naufragar.

Antes de tudo, a empresa precisa ter um sistema de gestão estável, que gere dados corretos e íntegros. E colocar isso em prática requer tempo e planejamento. Envolve a organização prévia de processos, a escolha da tecnologia adequada e o envolvimento dos futuros usuários do sistema.

O treinamento e capacitação das equipes de TI são a parte fundamental do negócio, para que ele tenha sucesso e condição de lançar modelos inovadores. Muitos projetos não dão certo porque algumas companhias já querem pular essa etapa.

Algumas plataformas são essenciais nesse processo, como o SAP Retail e o Analytics, aplicados para a administração do sortimento nas lojas e o monitoramento das tendências. No varejo, as novas tecnologias conseguem identificar quem está dentro da loja, o perfil de consumo, sua renda e preferências. De posse das informações, é possível enviar, em tempo real, uma oferta individualizada para motivá-lo a comprar mais.

Toda essa velocidade permite que alguns estabelecimentos lancem promoções em segundos que antigamente demorariam meses para serem elaboradas. Em um shopping center, por exemplo, o valor do estacionamento é abonado ao reconhecer que o consumidor está dentro do lugar por meio de um GPS. Em troca, o cliente recebe ofertas personalizadas em seu celular para adquirir produtos dentro do centro de compras.

De olho na concorrência - Há empresas de diferentes setores que investem nessas novas tecnologias apenas porque estão na moda ou porque o concorrente largou na frente. E esquecem que a tecnologia deve ser só um dos componentes de uma estratégia maior. Os softwares colhem e condensam dados de forma eficiente, mas não fazem milagre. O fator humano é fundamental para chegar a conclusões corretas. Aí entra o papel do analista, que precisa ler dados e transformá-los em ações práticas.

E coordenar e integrar todas essas ferramentas com a capacitação das equipes encontra alguns obstáculos. Muitas empresas ainda não encontraram uma metodologia capaz de aglutinar tudo que chegou recentemente ao mercado e coordenar a sua logística para dar consistência e retorno.

Todo mundo fala em Big Data, mas no final o êxito operacional é regido pela capacidade logística que a empresa possui. Todo mundo quer comprar em um site e ter a certeza que vai receber. Os modelos de planejamento são fundamentais para os empresários. Tornou-se inviável justificar usar as novas tecnologias de forma isolada. É fundamental que elas estejam integradas com os objetivos de negócios da empresa.

.Por: Fernando Gambôa, diretor sênior do Grupo ASSA | Perfil-O Grupo ASSA é a companhia latino-americana líder em Digital Business Transformation (dBT), que trabalha junto a empresas líderes mundiais e da América Latina para ajudá-las a alcançar suas aspirações de negócios regionais e globais. A cultura empresarial e a abordagem diferenciada do Grupo ASSA promovem a atração de talentos nas principais cidades da América Latina.

Nosso enfoque de dBT muda não apenas a tecnologia, mas, também, a companhia e as pessoas que a utilizam, gerando valor mensurável para as empresas. Nosso modelo de gestão do “Ciclo de Vida Completo” de Transformação garante que cada detalhe seja contemplado.

O Grupo ASSA é parceiro regional da SAP e da Oracle, e é reconhecido como especialista na prática de Oracle-JDEdwards a nível mundial. Atualmente, a companhia está expandindo sua parceria com a Microsoft na América Latina, e ao mesmo tempo incorporando novos parceiros em tecnologias digitais, como o Jive e Saleforce.com, entre outros.

Seus 20 anos de experiência geraram profundo conhecimento e experiência comprovada em projetos bem sucedidos em 5 mercados verticais: Bens de Consumo e Manufatura; Retail; Recursos Naturais e Energia; Bancos e Serviços Financeiros; e Farma e Serviços médicos.

Fundada em 1992, a companhia conta, atualmente, com mais de 1.400 consultores e oito escritórios distribuídos na Argentina, Brasil, Chile, México e Estados Unidos, atendendo operações de clientes em mais de 30 países. [www.grupoassa.com/pt].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira