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12/11/2013 - 07:25

2º Salão Bossa Nova Moda e Negócios atinge metas na edição Outono/Inverno 2014


O Salão Bossa Nova Moda e Negócios reuniu 200 marcas no Píer Mauá, de 06 a 09 de novembro(terça a sábado), ocupando os Armazéns 2 e 3 do Píer Mauá, Centro do Rio de Janeiro, com exposição e comercialização das coleções de Outono/Inverno 2014 e atingiu a maioria das metas propostas para esta edição. O evento teve cerca de 15 mil visitantes.

Realizado pela Dupla Assessoria e Escala Eventos, o Salão Bossa Nova teve direção-geral de Eloysa Simão. “Encerramos esta edição Outono/Inverno 2014 do salão com um bom desempenho, mesmo diante do momento retraído que atravessa a economia nacional, fato que interfere diretamente no varejo de moda. Conseguimos repetir o volume de vendas do Inverno 2013, o que é bastante positivo neste cenário atual”, comenta Eloysa.

A Blue Man teve um desempenho excepcional nesta edição. De acordo com a gerente comercial Priscila Lago, a marca aumentou seu mix de produtos nesta coleção, com muitas peças de roupas, além da moda praia, e bateram a meta de vendas no segundo dia do evento. Eles abriram novos clientes e cerca de 40% das vendas foram feitas para compradores internacionais. Priscila também elogiou a excelente localização do estande no Píer, com duas aberturas e um deck de frente para o mar, cenário perfeito para o beachwear da grife. Já a Totem superou o faturamento de todas as edições anteriores do salão em que a marca participou, segundo Filipe Xavier, gerente de marketing da grife.

O grupo Sacada/Oh, Boy/Addict comemora o aumento de 20% nas vendas em relação à última edição. “Conquistamos novos clientes também, cerca de 10% a mais do que no último inverno. Foram compradores vindos principalmente dos extremos do país, das regiões Norte, Nordeste e Sul”, comenta Patrícia Lobão, gerente comercial do Grupo.

A grife Lucidez superou as vendas da última edição de Outono/Inverno em 10%. Além do bom desempenho, conseguiu fechar uma parceria de distribuição nos Estados Unidos e fortalecer as vendas para compradores da França, país para o qual já vende há alguns anos. No Brasil, o número de clientes também subiu cerca de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

Outro destaque foi a segunda participação da grife espanhola Desigual. Segundo Rosana Lara, gerente nacional da marca, a performance de vendas foi muito positiva, 30% dos atendimentos foram para novos clientes. E os compradores que já tinham feito pedidos na edição passada, em maio, voltaram e fizeram pedidos bem maiores. A marca agitou o evento com DJ, bar de frutas e champagne para todos os visitantes e performances de artistas customizando camisetas todos os dias em seu estande.

O consultor comercial das grifes Botswana, CCM, Cavendish e Olli, Ruben Filho, concorda que o evento teve uma boa performance. "Diante do momento delicado que a economia de moda e o varejo vivem, as marcas tiveram um bom desempenho, já que conseguiram manter o mesmo número de vendas em relação à edição de Outono/Inverno do ano passado. Prova disso foi o cumprimento de mais de 80% das agendas dos expositores com compradores de todo o Brasil", analisa ele.

Também teve sucesso o Lounge de Economia Criativa, focado em ‘Moda e Artesanato’. O espaço tinha por objetivo a inclusão empresarial e permitiu à ONGs e cooperativas que tivessem contato com o atacado e se profissionalizassem através de consultoria especializada oferecida pelo Salão Bossa Nova. O lounge apresentou coleções de cinco ONGs selecionadas: as Charmosas (Complexo do Alemão), Bordadeiras da Coroa (Centro), Devas (Maré), Mistura Carioca (Leblon) e Pipa (Botafogo). A ONG As Charmosas fechou parcerias com marcas importantes como Desigual, Vert e Movie. Para eles a feira foi muito positiva em termos de contatos e business. A artesã Miriam Freitas, da marca Baú de Panos, participou do Lounge e estava muito satisfeita com a chance de apresentar e vender a sua coleção para compradores de todo o país.

A edição reuniu ainda 74 marcas de empresários apoiados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - Firjan e pelo Sebrae. Desse total, 83% concretizaram vendas e 58% abriram novas praças para comercialização de seus produtos. As marcas que mais abriram praças foram Catarina Mina (CE) e Biorecicle (ES). Entre as recordistas em vendas, um dos destaques foi a Muv Shoes (DF). A marca de tênis customizados apresentou uma coleção exclusiva para a Copa do Mundo e registrou o dobro de vendas em relação ao inverno passado, alcançando a meta de mil pares vendidos. Além disso, a Liverpool (SC) de camisetas superou a expectativa de vendas em 300%. E a marca Atelier Marie Carra, do grupo Novos Talentos, iniciou negociação com compradores de Paris e Dublin. O Polo de Itaperuna, por sua vez, alcançou a meta para esta edição, registrando o mesmo volume de vendas do Inverno passado. A maior parte das vendas foi feita para novos clientes.

O 2º Salão Bossa Nova Moda e Negócios contou com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro – Riotur - e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O evento tem como parceiros institucionais: Sesi/Senai Moda/Firjan/ Sebrae/ Sinditêxtil/Sindiroupas/IN-MOD/Texbrasil/Abit/ApexBrasil.

Verão 2015 - A temporada de Verão 2015 já tem data marcada. A terceira edição do Salão Bossa Nova Moda e Negócios será realizada entre os dias 08 e 11 de abril de 2014. O Calendário Oficial da Moda Brasileira tem início com o São Paulo Fashion Week (SPFW), de 31 de março a 04 de abril. Em seguida, é a vez do Fashion Rio: de 08 a 12 de abril.

Perfil da Dupla Assessoria - Produtora e organizadora do Fashion Business, a Dupla Assessoria atua no mercado de eventos de moda nacional desde 1992 e foi a responsável pelo resgate do Rio de Janeiro no calendário comercial de atacado no Brasil. Dirigida pela empresária Eloysa Simão, a Dupla Assessoria criou a primeira semana de moda da cidade, a Semana Leslie de Estilo. A partir daí, o Rio passou a sediar novos eventos assinados pela empresa, como a Semana BarraShopping de Estilo, com oito edições entre 1996 e 2001, evento que deu origem ao Fashion Rio. A grande visibilidade alcançada pelo evento consolidou a cidade como referência nacional e internacional na divulgação de tendências e na geração de negócios para a indústria de moda. A Dupla Assessoria também atuou como responsável pelos eventos Minas Trend Preview, Fashion Music e Fashion Tour. Hoje, além do Salão Bossa Nova Moda e Negócios, a empresa é responsável pela realização do Top Fashion Bazar, o maior bazar de grifes do Brasil.

Perfil - A Escala Eventos é considerada uma das empresas de eventos mais significativas no cenário carioca. Fundada há 20 anos por Jerônimo Vargas e Carlos Augusto Salgueiros Pires, atrai a parceria de grandes marcas e empresas por reunir em seu portfólio todas as ferramentas para colocar no mercado grandes eventos e ações de marketing promocional. Além dos eventos de calendário, que são desenvolvidos, comercializados e produzidos pela equipe da Escala, como Fashion Business, Top Fashion Bazar, Brite e Expofood, a empresa é reconhecida ainda por aproximar clientes internos e externos de seus parceiros. [www.salaobossanova.com.br].

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