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12/11/2013 - 07:36

Sinapro-SP comemora 70 anos de conquistas e avanços da propaganda

Entidade celebra a data com diversas atividades, cujo ponto alto é o lançamento do livro “Sinapro-SP 70 anos – Desafios e conquistas das Agências de Propaganda”.

Maior sindicato patronal do setor de propaganda do País, representando legalmente cerca de 11 mil agências, o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo (Sinapro-SP) comemora 70 anos de atividades e se firma como uma entidade atuante e fundamental para os negócios da publicidade brasileira.

Para celebrar a data e as importantes conquistas alcançadas neste período, o Sindicato lança o livro “Sinapro-SP 70 anos – Desafios e conquistas das agências de propaganda”, escrito pelo jornalista Antoninho Rossini, e que faz um resgate histórico sobre os momentos mais marcantes da Propaganda nas últimas sete décadas e mostra como a atuação do Sinapro-SP contribuiu para o fortalecimento da publicidade e das agências.

“Buscamos resgatar, por ocasião do aniversário de 70 anos, parte importante da história da propaganda e as iniciativas fundamentais para o desenvolvimento da atividade, que tiveram a participação do Sinapro-SP”, conta Geraldo de Brito, presidente da entidade.

Com tiragem de 2.000 exemplares, em sua primeira edição, e 180 páginas, o livro mostra a evolução da regulamentação do setor, o avanço do processo criativo no Brasil, bem como as mudanças sociais e econômicas que influenciaram o mercado da propaganda. Os fatos relevantes de cada período - envolvendo desde a promulgação de leis a anúncios de produtos, e evolução da mídia em seus diversos formatos -, são apresentados em capítulos dedicados a cada uma das sete décadas.

“Esse livro reveste-se de importância para o mercado publicitário porque resgata a história da atividade durante 70 anos e em momentos em que os fatos ocorridos se confundiram com a própria história do Brasil. Trata-se, por tanto, de um legado relevante para as futuras gerações, tanto dos empresários do setor como dos publicitários”, destaca o autor Antoninho Rossini.

O grande desafio, segundo ele, foi pesquisar bancos de dados e recolher informações que aparentemente poderiam se perder nos arquivos e nas memórias dos profissionais que viveram as diferentes épocas. “Eles contribuíram muito, cada qual ao seu modo, para fazer da propaganda brasileira um forte elo entre a economia e a sociedade brasileira”, acrescenta Rossini.

Segundo Geraldo de Brito, o Sinapro-SP acompanhou e participou dos momentos marcantes que influenciaram a trajetória da propaganda brasileira, ajudando a estruturar, regulamentar e aprimorar o exercício da atividade. Entre as realizações da entidade no período, destaca-se sua participação na elaboração do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, em 1957, e na elaboração e promulgação da Lei 4.680, de 1965, que regulamenta a atividade publicitária no País e sobre a qual o Conselho Executivo de Normas Padrão (CENP), está alicerçado.

O Sinapro-SP também foi o responsável pela criação da FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda, em 1979, tendo tido um papel fundamental ao lado de outros Sindicatos para fomentar a sua concepção. Também contribuiu para a criação do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) e de seu Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Estas e outras conquistas, como o advento da Lei 5.988/73 e, posteriormente, de sua substituta nº 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais e conexos, também estão retratadas no livro.

“O Sinapro-SP está sempre em busca de novos caminhos para o desenvolvimento e progresso do setor, e para isso, se modernizou, tornando uma entidade atualizada e à frente de temas que hoje são vitais para o setor”, destaca Geraldo de Brito.

Esta modernização se reflete nas atividades que a entidade vem implementando junto ao mercado nos últimos anos, como a criação de uma diretoria de marketing e relacionamento, o lançamento de um guia de orientação sobre as licitações públicas e a expansão de palestras e seminários, na capital e no interior paulista, entre outras atividades.

De olho no futuro, o Sindicato das Agências de Propaganda de São Paulo vem atuando em questões determinantes para o setor, como o combate a projetos de lei que visam restringir a publicidade. “O Sinapro-SP está estruturado para apoiar as agências a enfrentarem todas as mudanças que ocorrem no cenário da comunicação, com o objetivo de auxiliar as agências e o setor em seu desenvolvimento”, finaliza Brito.

O Sinapro-SP representa as 11 mil agências de propaganda – de diferentes portes – nas negociações do dissídio coletivo da categoria dos publicitários, ocupando a posição de maior sindicato patronal do setor. Possui mais de 300 agências filiadas, que contam com uma série de serviços gratuitos, como o de Consultoria Jurídica – nas áreas Trabalhista, Tributária e Contratual -; e fornece apoio jurídico na defesa da atividade e dos associados.

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