Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/11/2013 - 07:57

Guia de apoio ao desenvolvimento produtivo ganha versão municipal

Ferramenta online, que já reúne instrumentos promovidos pelos governos estaduais e federal, passa a listar ações de prefeituras.

Brasília – Uma plataforma virtual única, que reúne instrumentos de apoio ao desenvolvimento da produção brasileira, promovidos por entidades das esferas federal, regionais, estaduais e municipais, de acordo com o perfil, região e demanda da empresa consultante e com informações periodicamente atualizadas. Essa é a descrição do Guia de Instrumentos de Apoio ao Desenvolvimento Produtivo, projeto implementado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) desde 2011 e que inicia, na próxima semana, o cadastramento de instrumentos de apoio oferecidos às empresas por prefeituras de todo o Brasil.

O lançamento dessa nova fase do projeto ocorrerá durante o Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs), que acontece em Brasília nos dias 12 e 13 de novembro (terça e quarta-feira). “Estamos ampliando a cobertura do Guia para beneficiar ainda mais as empresas, especialmente as micro e pequenas, que costumam enfrentar dificuldades de acesso a esse tipo de informação e que são, hoje, o principal público do guia”, explica o coordenador da Rede Nacional de Política Industrial (Renapi), da ABDI, Paulo Lacerda. Estatísticas das consultas ao Guia mostram predominância na participação de empresas de micro e pequeno porte, que somam mais de 70% das consultas feitas.

Desde o início de novembro, a ABDI iniciou a fase piloto da versão municipal do projeto, com apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Consedic). Para essa etapa piloto, já foram mobilizados, por meio dos Núcleos Estaduais da Renapi, os estados do Paraná, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Pará e também São Paulo. “A partir do lançamento da versão municipal do Guia, durante o Simbracs, ampliaremos o cadastramento para municípios de todo o país”, adianta o coordenador.

Atualmente, o Guia de Instrumentos de Apoio ao Desenvolvimento Produtivo tem cerca de 270 instrumentos disponíveis para consulta. “Desde seu lançamento, já registramos mais de 130 mil acessos e cerca de 14 mil consultas”, conta Lacerda. Gestores de instrumentos não-cadastrados e interessados em obter mais informações sobre o projeto podem utilizar o e-mail [email protected].

O Guia em números:

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira