Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2013 - 08:20

MAR apresenta Pinturas cegas, de Tomie Ohtake

Mostra reúne 24 obras realizadas pela artista com os olhos vendados.

No mês em que completa 100 anos, a japonesa naturalizada brasileira Tomie Ohtake ganha mostra no Museu de Arte do Rio. Pinturas cegas, apanhado com 24 obras realizadas pela artista, com os olhos vendados, entre 1959 e 1962, será inaugurada no MAR em 19 de novembro – dois dias antes do aniversário de Ohtake.

Entre o excesso e a tenuidade, ela apresenta um mundo de entrelaces de sombras, cegueira, luminosidade plena e vibração que revelam o aparato conceitual que enlaça sua trajetória, na qual se destaca o conjunto dessas pinturas.

Tomie Ohtake vendava os olhos para pintar como se buscasse ajustar seu olhar ao ponto cego e, a partir dele, se engajar na experiência ímpar. As “pinturas cegas” de Tomie – experimento que remete à tradição do questionamento da relação entre cegueira e arte – formam uma corrente única na história da arte brasileira, uma vez que a modalidade de pintar com os olhos cobertos não é comum ou corriqueira no panorama da arte no país.

“Quando fiz esta série de olhos fechados, buscava retirar a cor e a forma para encontrar o osso da pintura”, afirma a artista. Para Paulo Herkenhoff, curador da mostra, “Tomie põe-se em estado de cegueira porque vê. Negado o olhar em etapa da execução, as pinturas cegas inutilizam a claridade e os dispositivos sensoriais”.

Pinturas cegas pretende ainda descobrir e construir o lugar da própria artista no panorama histórico do final da década de 50, momento que prenunciou o esgotamento da arte moderna e a ruptura pós-moderna.

A exposição, que fica no MAR até março de 2014, já foi exibida no Instituto Tomie Ohtake (2011) e na Fundação Iberê Camargo (2012).

Museu de Arte do Rio – MAR: o MAR é um espaço dedicado à arte e à cultura visual. Instalado na Praça Mauá, ocupa dois prédios vizinhos: um mais antigo, tombado e de estilo eclético, que abriga o pavilhão de exposições; outro mais novo, de estilo modernista, onde funciona a Escola do Olhar. O projeto arquitetônico une as duas construções com uma cobertura fluida de concreto, que remete a uma onda – marca registrada do Museu –, e uma rampa, por onde os visitantes chegam aos espaços expositivos.

O MAR, uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, tem atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais. Espaço proativo de apoio à educação e à cultura, o Museu já nasceu com uma escola – a Escola do Olhar –, cuja proposta museológica é inovadora: propiciar o desenvolvimento de um programa educativo de referência para ações no Brasil e no exterior, conjugando arte e educação a partir do programa curatorial que norteia a instituição.

O Museu tem a Vale e as Organizações Globo como patrocinadoras e o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A gestão fica a cargo do Instituto Odeon, uma associação privada, sem fins lucrativos, que tem a missão de promover a cidadania e o desenvolvimento socioeducacional por meio da realização de projetos culturais.

MAR – Museu de Arte do Rio, de 19 de novembro a 02 de fevereiro, das 10h às 17h. Aberto aos sábados, domingos e feriados. Fechado às segundas-feiras.Ingressos:R$ 8 | R$ 4 (meia-entrada).Aceitamos pagamento em dinheiro ou cartão (Visa ou Mastercard).

Meia entrada: Pessoas com até 21 anos |Estudantes de escolas particulares (Ensino Fundamental e Médio) |Estudantes universitários |Pessoas com deficiência |Servidores públicos da cidade do Rio de Janeiro.

Gratuidade: às terças-feiras, o MAR é gratuito para todos.

Nos demais dias, gratuidade para: alunos da rede pública de Ensino Fundamental e Médio | Crianças com até 5 anos de idade. Pessoas com idade a partir de 60 anos | Professores da rede pública de ensino |Funcionários de museus |Grupos em situação de vulnerabilidade social em visita educativa | Vizinhos do MAR | Guias de turismo.

Em todos os casos, é necessário apresentar documentação comprovativa. Praça Mauá, 5 – Centro |Telefone: (21) 3031-2741, site: www.museudeartedorio.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira