Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/11/2007 - 08:51

Relatório de Perspectivas para os mercados financeiros

Nova York - O grupo de análises econômicas e de mercado da Citi divulgou seu relatório de Perspectivas Para os Mercados Financeiros intitulado Tensão e Recuperação: Implicações de Mercado Para 2008 e Além.

O relatório, que apresenta visões detalhadas de mercado e econômicas de economistas da Citi, discute a interação entre política monetária e o preço do risco, bem como vulnerabilidade de economias de mercado a choques externos.

"Nossa previsão de caso básica reflete a opinião de que as tensões atuais do setor de moradias dos Estados Unidos, altos preços do petróleo, fraqueza do dólar dos Estados Unidos e o recente distúrbio financeiro não prejudicarão a economia global", disse Lewis Alexander, diretor economista e chefe de analises econômicas e de mercado da Citi. "Mas o nível de incerteza em torno de nosso caso básico é normalmente alto."

As forças no núcleo do sistema financeiro global se intensificaram nas últimas semanas. Os dados econômicos, entretanto, apontam para uma moderação no crescimento global, não um colapso, de acordo com o relatório da Citi. A economia global tem fontes importantes de recuperação. A economia dos Estados Unidos se beneficia de um forte aumento de produtividade, sem desequilíbrio fora do setor de moradias e fortes finanças domésticas. As corporações não-financeiras têm altas margens de lucro e fortes balancetes. As principais economias emergentes encontraram uma fórmula para alto crescimento sustentado. Um melhor desempenho macroeconômico ajudou a isolar as economias emergentes de choques financeiros externos.

Além disso, os economistas da Citi esperam que os principais bancos centrais suavizem as políticas nos próximos meses, incluindo mais 100 pontos básicos nas reduções das taxas de juros do Federal Reserve. "Nós não prevemos que a inflação ou preocupações com 'riscos morais' impeçam os bancos centrais de suavizar as políticas", disse Alexander, "e isso ajudará a limitar os riscos de condições negativas."

As perspectivas econômicas para o mundo industrial em 2008 são conduzidas pelo efeito das quedas no setor de moradias dos Estados Unidos e os distúrbios financeiros relacionados que dominaram os Estados Unidos e a Europa. As atividades relacionadas a moradias nos Estados Unidos provavelmente declinarão em 2008, com os preços das moradias com tendência a cair ainda mais. As residências nos Estados Unidos também enfrentam maiores custos de energia e crédito, enquanto que as tensões de crédito e a reduzida predisposição para riscos terão influência sobre a estabilidade financeira dos Estados Unidos até que haja uma maior confiança de que a expansão sobreviverá ao teste. Essas tendências decrescentes deverão ser mais intensas no trimestre atual.

A área do Euro está tendo declínio com atraso, refletindo o impacto o aperto político passado, a crescente influência da crise contínua de moeda e crédito e o fortalecimento do Euro.

No Japão, as perspectivas continuam a depender da demanda externa para alcançar expansão próxima à constante, enquanto que os modestos ganhos de renda reduzem o consumo. A incerteza levará o Bank of Japan a atuar mais lentamente em 2008.

"Nossas previsões de crescimento para os mercados emergentes continuam relativamente robustas para o próximo ano conduzidas pelo contínuo e forte crescimento na Ásia", disse Alexander. "Mas prevemos uma queda na Europa Central, que continua vulnerável ao fraco crescimento industrial do país e um crescimento menor na América Latina."

A Citi, companhia líder de serviços financeiros globais, possui cerca de 200 milhões de contas de clientes e faz negócios em mais de 100 países, fornecendo aos consumidores, corporações, governos e instituições uma ampla gama de produtos e serviços financeiros, incluindo negócios bancários de consumo e crédito, negócios bancários corporativos e de investimento, corretagem de títulos e administração de riqueza. Os principais nomes de marca da Citi incluem: Citibank, CitiFinancial, Primerica, Smith Barney e Banamex. || www.citigroup.com ou www.citi.com.| Por: AE/Business Wire Latin America.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira