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13/11/2013 - 08:34

Confira cinco dicas para o varejo online faturar e capitalizar com a data

A Black Friday, também conhecida como “Sexta-feira Negra” é tradicionalmente a abertura da temporada de compras de Natal nos EUA. Realizada no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, é quando grandes lojas e magazines norte-americanos oferecem saldos e descontos. A Black Friday ganhou uma versão tupiniquim em 2010 e já é a ocasião com maior ROI (Retorno sobre Investimento) do ano no e-commerce. No entanto, as más práticas de alguns players no Brasil, principalmente em 2012, macularam a data junto ao inconsciente coletivo.

Para limpar a imagem e ganhar força para se aproximar dos mais de U$ 1 bilhão faturados nos EUA em 2012, os lojistas virtuais precisam entender que a boa experiência do usuário e sua percepção são ativos fundamentais. Veja algumas dicas para capitalizar continuamente no próximo 29 de novembro:

Descontos reais - Tenha ofertas relevantes e descontos reais sobre o preço normalmente praticado no mercado. Aumentar preços pouco antes da Sexta-Feira Negra é uma prática ruim e que pode, além de queimar a data para o varejo como um todo, se tornar um grande ponto negativo para a marca. Tome cuidado: usuário que se sente enganado espalha a notícia.

Prepare seus servidores - Datas como essa podem facilmente derrubar servidores e deixar seu e-commerce indisponível para os usuários interessados, caso não invista em estrutura. Segundo a ClearSale, o recorde de 2012 ultrapassou 540 mil pedidos na data, com o pico de 75 mil acessos simultâneos. Se não está pronto, ainda tem tempo de buscar uma estrutura de servidores que comporte escalabilidade para não derrubar sua loja.

Prepare a Logística - O respeito pela promessa feita ao usuário é fundamental, seja época de saldão ou não. Ter a logística pronta para garantir que prazos de entrega serão cumpridos rigorosamente é fundamental. Dessa forma, a loja ganha confiança do usuário e consegue que ele volte para as compras de Natal, principalmente em uma época em que conforto, praticidade e eficiência significam dinheiro no bolso. Prometa apenas o que seu esquema logístico é capaz de cumprir. É preferível prometer um prazo maior e, talvez, surpreender o usuário pela eficiência, entregando antes do esperado.

Divulgue em mídias sérias - A divulgação de que seu e-commerce participa da Black Friday começa antes da data e se estende pelo menos até às 23h59 da sexta, podendo, em alguns casos, cobrir todo o fim de semana até a Cyber Monday, o tradicional saldo do que restou. Quem conseguir chegar até o usuário de forma consistente e divulgar ofertas pelas quais ele tem interesse real, já sai na frente. No dia, preços praticados são importantes, mas ter parceiros sérios e confiáveis para levá-los até o consumidor é o que diferencia os melhores varejos online. Escolha mídias idôneas, que sabem o que seus consumidores querem e como alcançá-los.

Se prepare para vender tudo - O volume de vendas nessas 24 horas de liquidações, que chegam a 75% de descontos reais, é realmente impactante até para os maiores varejos, que montam esquemas de plantão das equipes envolvidas no processo, desde marketing até atendimento telefônico e chat online. A estrutura tecnológica deve estar redonda, mas também colaboradores e equipes internas precisam estar prontos para atender solicitações, apagar “incêndios” e fazer alterações com base em monitoramento de interação e análise das vendas. Prepare-se para vender tudo e direcione ofertas para combater o mercado e atender o usuário. É também a chance de desovar estoques que estão há tempos nas prateleiras.

. Por: Anna Schmidt, Gerente Geral da Insight Media, empresa especializada em envio de e-mail marketing para bases opt-in segmentad.

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