Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2013 - 08:10

“Etanol – O Combustível Completão” domina premiações na XVII Mostra de Comunicação da ABMR&A

Com quatro prêmios, inclusive o de Anunciante do Ano para 2013, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) foi a grande vitoriosa com sua campanha ‘Etanol, o Combustível Completão,’ na XVII Mostra de Comunicação em Marketing Rural e Agronegócio. Mais de 400 convidados participaram da cerimônia de entrega da mais importante premiação do gênero no País, promovida na casa de eventos Villa Noah, na Zona Sul de São Paulo, na noite do dia 12 de novembro (terça-feira), pela ABMR&A, a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio.

“É preciso reconhecer o esforço feito pelo setor sucroenergético inteiro, que se uniu para que esta campanha se tornasse realidade e atingisse resultados expressivos perante o mercado e a sociedade. A campanha foi capitaneada pela UNICA com forte engajamento de suas empresas associadas, mas contou com apoios adicionais importantes, de diversas usinas que não são nossas associadas e de entidades que ajudaram a expandir o alcance da campanha,” afirmou a presidente da UNICA Elizabeth Farina. Três associações – a Alcopar, do Paraná, o Sifaeg, de Goiás e o Siamig, de Minas Gerais - investiram recursos próprios para que a campanha fosse veiculada também em seus estados.

Além de receber pela UNICA o prêmio de Anunciante do Ano no agronegócio para 2013, Farina fez a entrega de uma homenagem especial da ABMR&A ao ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Ele foi reconhecido por seu papel de liderança na construção do Movimento Sou Agro, que entre outras ações, realizou uma campanha publicitária em favor do agronegócio brasileiro em 2011 que teve como protagonistas os atores Lima Duarte e Giovanna Antonelli. A UNICA foi a principal apoiadora do Movimento Sou Agro.

A Borghi/Lowe, agência que desenvolveu a campanha ‘Etanol, o Combustível Completão,’ também registrou várias conquistas durante a premiação, entre elas a de Agência do Ano no agronegócio em 2013, em função do trabalho realizado para a UNICA e para a Caixa Econômica Federal, outra cliente da agência também premiada. A Borghi/Lowe foi representada por seu vice-presidente executivo e diretor-geral, Valdir Barbosa.

“Queremos registrar o nosso agradecimento pelo empenho de todos os profissionais, na UNICA, na Borghi/Lowe e em outros prestadores de serviços, que contribuíram diretamente para o sucesso da campanha. Foi um trabalho intenso que durou mais de um ano e que agora está recebendo o devido reconhecimento,” disse Farina. “E não podemos esquecer do excelente trabalho do Lúcio Mauro Filho, que se mostrou um verdadeiro aliado do etanol e virou o frentista mais famoso e mais ‘verde’ do Brasil,” completou.

Farina também cumprimentou as empresas parceiras do Projeto AGORA, do qual a UNICA participa, que também foram reconhecidas na premiação da ABMR&A. “São empresas que tem compromisso com o agronegócio brasileiro e particularmente com a cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Nossos parabéns pelos esforços e pelos reconhecimentos ao trabalho da FMC, da Syngenta e da BASF, especialmente ao vice-presidente da empresa para a América Latina, Eduardo Leduc, que foi reconhecido como Profissional do Ano em 2013 com muito merecimento,” concluiu a presidente da UNICA, que parabenizou também a Rede Globo, reconhecida pelos jurados como Veículo do Ano em 2013.

“Para a UNICA, esta noite foi particularmente gratificante, já que a entidade não realizava uma campanha de porte desde 2008. Foi uma volta muito bem avaliada, que está trazendo resultados expressivos para toda a cadeia produtiva da cana, algo que foi apurado e confirmado em estudos de impacto realizados para a UNICA ao longo deste ano,” frisou o diretor de Comunicação Corporativa da ÚNICA, Adhemar Altieri.

A premiação - Em sua 17ª edição, a Mostra de Comunicação em Marketing Rural e Agronegócio reconhece as ideias mais criativas da propaganda do agronegócio brasileiro. A versão deste ano acolheu quase 300 inscrições de 87 empresas anunciantes e 69 agências. As mensagens e campanhas foram veiculadas entre julho de 2010 e agosto de 2013 e avaliadas por um júri composto de renomados profissionais da propaganda e marketing, como Armando Ferrentini e Geraldo Alonso.

O presidente da ABMR&A, Maurício Mendes, registra uma evolução significativa na comunicação do agronegócio, que pode ser observada ao longo das 17 edições da Mostra. “Observamos um aumento na abrangência das campanhas, que antes consistiam em mensagens direcionadas dos anunciantes para o produtor rural e hoje miram também o consumidor final, com a intenção de mostrar o que o agronegócio faz. Há, ainda, a construção de uma imagem geral positiva sobre o setor. Várias peças inscritas este ano comprovam essa tendência,” explica.

Entre os anunciantes estão empresas de todo o País, entre elas fabricantes de máquinas e implementos, insumos e sementes, indústria automobilística, instituições financeiras, distribuidores, cooperativas e entidades associativas. “A Mostra tem grande importância por reconhecer o ineditismo e a inovação das ações de marketing, em um setor que responde por mais de 22% do PIB brasileiro. O desafio é ir além das commodities e criar marcas que possam traduzir para a sociedade em geral a importância do homem do campo e daquilo que ele produz. E isso só se faz com comunicação e marketing,” concluiu o presidente da ABMR&A.

Prêmios concedidos à UNICA.:Medalha de Ouro: Anunciante do ano em 2013.

Medalha de Ouro: Melhor Campanha Promocional/ Varejo.

Medalha de Ouro: Melhor Material em Ponto de Venda / “Invasão dos Famosos – Etanol” nos Postos de Combustíveis.

Medalha de Prata: Melhor Campanha fe Propaganda – “Etanol – O Combustível Completão”.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) www.unica.com.br - é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo. As usinas associadas à UNICA são responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana e 60% da produção de etanol. Na safra 2012/13, o Brasil produziu aproximadamente 532 milhões de toneladas de cana, matéria-prima utilizada para a produção de 34 milhões de toneladas de açúcar e 21,3 bilhões de litros de etanol.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira