Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Ibiquá Eco Resort comemora um ano aliando ecologia e turismo

Em Avaré, interior de São Paulo, foi construído há um ano um empreendimento hoteleiro com um projeto totalmente inovador. Ali a preservação da natureza e o uso sustentável são levados a sério. Quem se hospeda no hotel pode unir em uma só viagem ecologia, lazer e turismo rural.

Com a idéia de aliar conservação e turismo o alemão Stefan Gerd Richard Weltzer - que mora no Brasil há mais de vinte anos – inaugurou há um ano um agradável hotel a beira da represa do Jurumirim, em Avaré, interior de São Paulo. O lugar é bem diferente de tudo que tem na região, a começar pela margem da represa que não é descampada como na maioria das propriedades locais. A mata ciliar da propriedade é respeitada e como já estava de certa forma devastada está passando por um processo de arborização, que já dá resultados. Os hospedes contribuem com a boa causa deixando seus nomes aos pés das espécies do replantio que fazem.

A margem pertencente ao Ibiquá Eco Resort vista da represa é verde e aparentemente não tão bonita para os que não se interessam por ecologia. Mas para quem tem o prazer de caminhar entre o pequeno bosque enxerga mais além e também escuta o som inconfundível da natureza. Por ali, se pode espiar lontras, ariranhas, sagüis e ainda variadas espécies de pássaros. Com um pouco de sorte dá para ver até revoadas de tucanos. A policia florestal contribui com o projeto ecológico levando pássaros apreendidos para soltar na mata duas ou três vezes no ano.

As caminhadas entre as árvores também se torna interessante, pois as arvores mais altas se unem na copa formando um caminho agradável por ser arborizado, com sombra, folhas forrando o chão e aquele cheirinho agradável bem característico da natureza. Em determinado ponto há um pomar com todo tipo de frutas, entre elas, as irresistíveis amoras, laranjas e goiabas. Um jeito gostoso de se sentir realmente em uma propriedade interiorana.

As surpresas do lugar não param por ai! Stefan, que é completamente apaixonado pela natureza, montou um Criadouro Conservacionista de animais com risco de extinção há doze anos, quando a propriedade era somente um sitio de sua família. O ‘Projeto Proteger’ é autorizado pelo IBAMA, abriga animais silvestres como sagüis, tucanos, araras, papagaios, macacos-prego, quatis, jacarés, cobras, tartarugas, veados, emas, periquitos, entre outros. Normalmente esses animais são retirados de cárceres privados não autorizados onde muitas vezes são mal tratados. A principio Stefan queria deixar os bichos soltos na mata, mas logo descobriu que havia muitos animais predadores e a solução encontrada foi abrigá-los como em zoológicos. Em meio aos animais foi criado um replica de uma aldeia indígena onde índios Guaranis fazem apresentações para os turistas e vendem artesanatos. Uma maneira de oferecer aos índios um meio de arrecadar fundos de sobrevivência fazendo o que lhes é habitual.

No Ibiquá, além de curtir a natureza, ampliar o entendimento sobre a cultura indígena, ecologia e conservação também se pode experimentar um clima rural. Trocando a caminhada pela cavalgada fica fácil encontrar uma vasta criação de suínos, caprinos, ovinos, bovinos de leite e aves. É espantoso, mas não é difícil conhecer entre os hospedes, crianças que nunca tinham visto estes animais de perto, mas com certeza já os apreciaram em deliciosos pratos. Ali elas se divertem também ordenhando e acompanhando o processo de fabricação de queijos no “Laticínio São Marcos”.

Para combinar com tudo isso a construção do hotel foi muito estudada. O planejamento espacial do Ibiquá Eco Resort garante a todos os apartamentos uma excelente vista da represa e da mata ciliar bem como fácil acesso às áreas sociais e de lazer. No restaurante, área de lazer, restaurante, bar e recepção o hotel também se diferencia por não seguir uma linha arquitetônica comum com prédios quadrados ou retângulos, eles são octógonos. Lembram o formato hexágono das colméias construídas cuidadosamente pelas abelhas, sem ângulos retos. Esse formato permite ampliações que não serão posteriormente percebidas e também dá uma boa visualização de todo o hotel, da natureza e da represa. De qualquer ponto há uma bela visão da região. Os pais, por exemplo, não perdem os filhos de vista. Alternativas como aquecimento solar, iluminação e ventilação natural, uso de madeiras renováveis e materiais reciclados fazem parte do planejamento do hotel com o objetivo de minimizado o impacto ambiental. O nome foi apropriadamente escolhido: Ibiquá provém da língua Guarani e significa “estudo do meio” ou “ aprendendo com a natureza”.

Mas no Ibiquá - empreendimento hoteleiro resultado da parceira Joy Hotel e Eco resort Avaré - também têm lazer e praia, pois possui quadras de tênis profissionais, piscina, campo de futebol, quadra de vôlei de praia, mesas de sinuca, tênis de mesa, área de lazer para criança com parquinho completo, salas para brincadeiras e um tratamento diferenciado com monitores que se encarregam dos pequenos. Para todas as idades ainda há a represa que pode ser aproveitada com caiaque e pedalinhos gratuitos e demais esportes náuticos, como por exemplo, veleiros e Wind Surf.

. Mais detalhes sobre o Ibiquá Eco Resot e a programação no site www.ibiqua.com.br, as reservas podem ser feitas pelos telefones (14) 3733-2999, (14) 3711-7777 ou (11) 3699- 4335.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira