Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2013 - 08:20

Campo de Franco pode superar o de Libra, diz diretora-geral da ANP


A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, estimou no dia 13 de novembro (quarta-feira), que a reserva de petróleo de Franco, situada na área do pré-sal da Bacia de Santos, pode ser igual ou mesmo superar a do Campo de Libra, cujo leilão, o primeiro do pré-sal pelo regime de partilha, foi realizado no último dia 21 de outubro.

“O [Campo de] Lula, o Franco, o Libra são coisas muito grandes”, disse Magda. Segundo a diretora, as reservas do Campo de Franco podem chegar a volumes de petróleo estimados entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris. Ela acredita que, nos próximos anos, há possibilidade de o país ter disponibilizados mais de 120 milhões de metros cúbicos de gás diários para o sistema interligado, incluindo os campos de Lula, Franco e Libra. Atualmente, estão disponíveis 65 milhões de metros cúbicos/dia.

O Campo de Franco integra o contrato de cessão onerosa de áreas do pré-sal, assinado em setembro de 2010 pelo governo federal com a Petrobras. Pelo direito de explorar e produzir petróleo e gás natural nessas sete áreas, sendo seis definitivas (Florim, Franco, Sul de Guará, Entorno de Iara, Sul de Tupi, Nordeste de Tupi) e uma contingente (Peroba), a Petrobras pagou à União R$ 74,8 bilhões.

12ª Rodada de Licitação: de acordo com a executiva da ANP, dez empresas, do total de 21 companhias habilitadas, entregaram à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) garantias para participar da 12ª Rodada de Licitação para a exploração de gás convencional e não convencional em terra, prevista para ocorrer nos dias 28 e 29 deste mês, no Rio de Janeiro.

Do total de empresas que manifestaram interesse em participar do leilão, seis foram recusadas e uma desistiu. Magda Chambriard esclareceu, entretanto, que as empresas que não apresentaram garantias poderão participar do pregão, desde que associadas às demais. “Não significa que só as dez [que apresentaram garantias] vão participar. Isso quer dizer que as outras podem participar, em parceria, igual como foi em Libra”.

Estarão em disputa, na 12ª Rodada de Licitação, 240 blocos exploratórios terrestres com potencial para gás natural, localizados em sete bacias sedimentares, nos estados do Amazonas, do Acre, do Tocantins, de Alagoas, de Sergipe, do Piauí, de Mato Grosso, de Goiás, da Bahia, do Maranhão, do Paraná e de São Paulo, sendo 110 blocos em áreas de novas fronteiras nas bacias do Acre, Parecis, São Francisco, Paraná e Parnaíba e 130 blocos nas bacias maduras do Recôncavo baiano e de Sergipe-Alagoas.

Magda participou de seminário sobre a indústria petroquímica, promovido pelo governo fluminense, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedeis), na sede da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ). | ABr.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira