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14/11/2013 - 09:07

Nova tecnologia da Monsanto para algodão confere proteção inédita contra a lagarta Helicoverpa armigera

A Monsanto acaba de lançar a tecnologia Bollgard II Roundup Ready Flex, uma nova aliada do produtor no controle de plantas daninhas e proteção contra as principais pragas da cultura do algodão no Brasil, como as lagartas do gênero Helicoverpa, que têm preocupado os agricultores brasileiros e causado prejuízos nas lavouras do país.

As lagartas do gênero Helicoverpa – incluindo a Helicoverpa armigera – atacam os botões florais, as flores e as maçãs das plantas. Após devastar culturas em várias regiões e causar prejuízos no Oeste da Bahia – região mais afetada pela lagarta – o problema ganhou proporção nacional e internacional. Os prejuízos causados pela Helicoverpa armigera, praga que até recentemente não havia sido identificada no Brasil, são estimados em R$ 2 bilhões aos produtores do país.

Além da Helicoverpa armigera, a nova tecnologia da Monsanto confere proteção contra o curuquerê do algodoeiro (Alabama argillacea), a lagarta rosada (Pectinophora gossypiella), a lagarta da maçã (Heliothis virescens), a falsa medideira (Chrysodeixis includens), as lagartas do complexo Spodoptera (Spodoptera spp) e as lagartas da espiga ou da maçã (gênero Helicoverpa).

"A tecnologia Bollgard II RR Flex é a melhor opção para o cotonicultor, pois combina proteção da lavoura, controle de pragas, redução do uso de inseticidas e facilidade de manejo, contribuindo para o retorno econômico e para a sustentabilidade do negócio de algodão”, afirma Eduardo Navarro, gerente de marketing de algodão da Monsanto.

Monsanto - Presente há 50 anos no Brasil, a Monsanto é uma empresa dedicada à agricultura e referência em inovação tecnológica. Pioneira no desenvolvimento de herbicidas, sementes convencionais e geneticamente modificadas, a Monsanto busca soluções sustentáveis que proporcionem aos agricultores produzir mais, conservar mais e melhorar vidas. Para isso, investe anualmente mais de US$ 1 bilhão em pesquisa e novos produtos, além de compartilhar seu conhecimento com produtores para ampliar o seu acesso a modernas tecnologias agrícolas. Desde que chegou ao país, em 1963, a Monsanto cresceu em estrutura e no desenvolvimento de soluções para o campo, o que faz da unidade brasileira a segunda maior e mais importante da companhia em todo o mundo. Cerca de 2.500 funcionários trabalham nas fábricas e escritórios distribuídos pelo Brasil.

A Monsanto faturou R$ 3,4 bilhões no Brasil em 2012 produzindo e comercializando a linha de herbicidas Roundup, sementes de soja convencional (Monsoy) e geneticamente modificada (tecnologia Roundup Ready®), sementes convencionais e geneticamente modificadas de milho (Agroeste, Sementes Agroceres e Dekalb), sementes de sorgo, algodão (Deltapine) e, ainda, sementes de hortaliças (Seminis). Em novembro de 2008, passou a atuar no mercado de cana-de-açúcar com a marca Canavialis. [www.monsanto.com.br].

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