Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2013 - 06:37

Usiminas é a única empresa a ganhar dois prêmios nacionais da Aberje 2013


Siderúrgica conquistou o maior prêmio de comunicação empresarial do País com o Projeto 50 anos e com a Intranet.

A Usiminas foi a única empresa reconhecida pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial com dois Prêmios Aberje 2013, concedido às melhores práticas do setor em todo o País. A siderúrgica foi premiada na categoria Comunicação Integrada, com as ações comemorativas ao aniversário de 50 anos de suas operações, e na categoria Mídia Digital, com a implantação de sua nova Intranet. Participaram das ações os parceiros Lápis Raro, Guia MKT, Instituto Cultural Usiminas e Mesosfera Design Grinco Cardia.

De acordo com Maria Lígia Dutra, gerente-geral de Comunicação Corporativa da Usiminas, as premiações sinalizam uma evolução contínua nos processos de comunicação do setor siderúrgico. “A indústria do aço vem buscando formas inovadoras de se comunicar, em sintonia com sua relevância econômica. Na Usiminas, buscamos estar alinhados às melhores práticas, incorporando benchmarkings nacionais e internacionais e tendo como premissas a transparência e uma visão integrada dos diversos públicos de relacionamento”, afirma.

Premiada pela Aberje, a comemoração do cinquentenário da empresa envolveu o planejamento de ações de comunicação para clientes, comunidade, acionistas, empregados e mundo institucional no momento em que a empresa também passava por uma reformulação em seu grupo de acionistas e diretoria. A programação de eventos foi articulada em torno do conceito 50+, expressando a ideia de somar novos atributos para o futuro da empresa, como inovação, foco no cliente, eficiência operacional e engajamento. “Foi um ano de muitos desafios para o setor siderúrgico, mas fizemos deste contexto uma oportunidade. Conseguimos formatar uma agenda capaz de contribuir para comunicação de mensagens-chave estratégicas da nova gestão da Usiminas, no sentido de reconhecer os 50 anos da empresa como uma oportunidade de construir valores para o seu futuro”, comenta Lígia Dutra.

Já a nova Intranet da Usiminas foi construída em parceria com a equipe de Tecnologia da Informação da empresa e com o apoio da BHTec. A partir do acompanhamento da evolução do engajamento com as mídias sociais e observando de que forma isso refletia nos hábitos do público interno, a Usiminas decidiu trazer esse cenário de interação. O desafio foi associar uma ferramenta que já era reconhecida entre os empregados com a necessidade de um modelo mais colaborativo. O projeto utilizou recursos da web 2.0 para favorecer a interação e inovou ao oferecer aos empregados a possibilidade de comentar as matérias sem mediação prévia, inclusive com as opções “curti” e “não curti”.

“O conjunto desses prêmios é resultado de um trabalho de equipe e de a comunicação ser percebida como fator estratégico para a Usiminas. Estamos focados no processo de melhoria contínua da competitividade da empresa e na mobilização dos públicos interno e externo. Sermos reconhecidos pela mais importante premiação do setor no Brasil é um incentivo para continuarmos a aprimorar nossas ações”, finaliza Lígia Dutra.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira