Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2013 - 07:02

Sorgo biomassa surge como alternativa para bioenergia

Cultura ainda pouco conhecida pode ocupar lacuna em segmento com alta demanda por matérias-primas renováveis.

É fato conhecido que a demanda por energia no Brasil tende a crescer cada vez mais. O mercado busca por alternativas para atender esta demanda. Atualmente, encontramos opções como o cavaco de madeira e o bagaço da cana, ambas resíduos de culturas criadas com outros objetivos principais. Neste cenário, surge uma alternativa viável ao segmento: o Sorgo Biomassa.

O Sorgo Biomassa, ainda pouco conhecido no mercado, é uma cultura dedicada exclusivamente à produção de biomassa seca para bioenergia. “Na corrida por matérias-primas sustentáveis, uma opção focada na necessidade das usinas de bioenergia passa a ser uma prioridade para o mercado”, afirma a diretora comercial da NexSteppe no Brasil, Tatiana Gonsalves.

Mas como toda nova cultura, ainda existem desafios a serem vencidos pelo Sorgo Biomassa. “Os agricultores ainda não estão habituados aos manejos agronômicos que o sorgo biomassa necessita. É apenas uma questão de difundir o conhecimento”, explica a executiva.

Neste cenário, a NexSteppe, empresa dedicada ao desenvolvimento pioneiro da próxima geração de soluções sustentáveis em matéria-prima para as indústrias de base biológica, disponibiliza ao mercado profissionais altamente capacitados para orientar os produtores e usineiros a alcançarem o potencial máximo da cultura. “Investimos na formação e qualificação dos nossos profissionais para oferecer ao segmento um serviço de qualidade e precisão, agregando valor aos negócios dos empresários”, comemora Tatiana.

O Sorgo Biomassa enquanto matéria-prima pode trazer diversas vantagens para o setor. Estudos de campo conseguiram números expressivos, chegando a produzir entre 70 e 80 toneladas de biomassa verde. “Outra vantagem é o fato de o sorgo ter um ciclo rápido, com cerca de 100 a 120 dias, podendo ter até três safras por ano”, afirma Tatiana. O clima tropical do Brasil também favorece a cultura do Sorgo. “As características regionais como o ângulo do sol, temperatura, humidade do ambiente e que possam trazer os resultados para os investidores, seja para a geração de energia quanto para outras aplicações. E para este mercado de biomassa, a NexSteppe disponibiliza os híbridos de Sorgo Palo Alto”, completa.

A NexSteppe é uma empresa dedicada ao desenvolvimento pioneiro da próxima geração de soluções escaláveis, confiáveis e economicamente eficientes em matéria-prima para as indústrias de biocombustíveis, bioenergia e produtos de base biológica. Por meio do desenvolvimento e comercialização de culturas adaptadas e soluções totalmente integradas de matéria-prima, a NexSteppe está estabelecendo os alicerces para um futuro mais seguro e sustentável para nossa economia, nosso meio ambiente e nosso fornecimento de energia. [www.nexsteppe.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira