Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2013 - 08:21

Pilates e emagrecimento: como o pilates pode ajudar a perder peso

Emagrecer, se tornou uma preocupação constante da nossa sociedade. A sombra do excesso de peso é frequentemente um pesadelo para muitos jovens, idosos e até crianças. Uma preocupação válida para uma sociedade sedentária que vem desenvolvendo hábitos de vida pouco salutares e negligenciando seu mais íntimo contato com a essência humana, o nosso corpo. A distorcida idolatria ao corpo magro é favorecida e assume importância máxima, destaca o indivíduo da multidão e lhe confere poder e realizações. Esta pressão somada a tantos outros “poluentes” que absorvemos em nossa vida geram desequilíbrios, que podem se manifestar sob a forma de depressão, angústias, fobias, compulsões, transtornos de sono, comportamento e alimentares.

Como disse Thérèse Bertherat em seu livro ‘O Corpo tem suas Razões’, “.. esteja você onde estiver, há uma casa com seu nome. Você é o único proprietário, mas faz tempo que perdeu as chaves. Por isso fica de fora, só vendo a fachada. Seu corpo de verdade - harmonioso, dinâmico e feliz por natureza – foi substituído por um corpo estranho que você aceita com dificuldade, que no fundo você rejeita”.

O Método Pilates chega como parte de uma rebelião para retomarmos a posse sobre nosso próprio corpo. Joseph Hubertus Pilates, criador do método que hoje leva seu nome, o denominava “Contrologia”. Em seu livro “Return to Life” (Retorno à Vida), de 1945, ele escreveu: “Contrologia é a coordenação completa de corpo, mente e espírito. Através da Contrologia, você irá adquirir, inicialmente, o controle completo do seu próprio corpo e então, através da repetição adequada dos exercícios, irá adquirir gradual e progressivamente aquele ritmo e coordenação natural, associados a todas as suas atividades mentais e subconscientes.” (pág 18).

A Saúde Integral e o Engajamento Total do Corpo são dois dos três princípios do Método Pilates, segundo seu criador. O primeiro ele define como o desenvolvimento de corpo, mente e espírito em total coordenação, que pode ser alcançada por meio de exercícios, de uma dieta adequada, boa higiene, bom sono, bastante luz solar e ar fresco além de equilíbrio entre trabalho, recreação e descanso.

O Engajamento Total do Corpo é a disciplina mental e física, a ética no trabalho e uma atitude em relação a si mesmo para assumir o estilo de vida necessário e alcançar a Saúde Integral do Corpo. Em Return to Life, Pilates afirma: “para obter as realizações mais elevadas dentro do escopo das nossas capacidades em todos os aspectos da vida, devemos nos esforçar constantemente para desenvolver corpos fortes e saudáveis e para desenvolver nossas mentes ao máximo das nossas habilidades.” (pág 15).

Pilates desperta o cultivo do autoconhecimento para termos acesso ao ser inteiro, a nossa unidade. Firmamos um compromisso com nossos corpos - emocional, energético, espiritual e físico. Desenvolver a consciência é aguçar a percepção de como nos sentimos física e emocionalmente, de como movemos, o que dizemos, escutamos, o que comemos. É um passo na direção da nossa saúde e bem estar.

O terceiro princípio de Joseph Pilates é a Respiração. Uma respiração equilibrada facilita e organiza movimento e o movimento harmônico de todo o corpo facilita a respiração e equilibra nosso sistema energético e todos os outros sistemas corporais.

A respiração profunda mobiliza a coluna e nesta descansa o sistema nervoso autônomo que regula funções como a própria respiração, a circulação, a pulsação cardíaca, a digestão, o sono, a eliminação de dejetos, a produção de hormônios e a reação das pupilas. A prática constante e adequada do Pilates sensibiliza e estimula estes sistemas, harmonizando o ritmo em todas as áreas do nosso viver.

A troca eficiente de CO2 por O2, através da respiração profunda, nutre as células e elimina impurezas e subprodutos do metabolismo. O Pilates chamava esse mecanismo de limpeza de “chuveiro interno” que revigora e rejuvenesce a mente e o corpo, combatendo a depressão, a irritação e o cansaço.

Pilates é também musculação, desenvolve massa magra, comprovada como eficaz na perda de peso. A massa magra é aquela camada fina de músculos, logo abaixo da camada de gordura, que está constantemente queimando calorias. Estudos sobre a influência dos exercícios na produção de hormônios, afirmam que um programa de exercício mais longo (de semanas, meses ou mais) normalmente vem acompanhado de uma perda de gordura corporal.

Associe tudo isso a uma atividade cardiovascular para aumento do metabolismo, ao repouso adequado e a uma alimentação equilibrada. Fique também atento à ilusão de ótica. Manter uma postura alongada e adequada, exige ação de músculos profundos que funcionam como um corpete; alongam e afinam nossa silhueta.

Para isso, o Pilates no artigo da revista Readers Digest de 1934 nos ensina: “Pare para olhar uma vitrine ... para observar sua postura refletida no vidro. Na maioria dos casos a postura não estará correta de uma vitrine para a próxima. Mas corrija contraindo o abdômen e mantendo a contração pelo maior tempo possível. Com cada esforço os músculos se tornarão mais fortes e ‘crescer’ se tornará um hábito”.

Ao fazer Pilates, produzimos substâncias tais como endorfina e serotonina, que aliadas à oxigenação corporal, nos tornam mais produtivos mental e fisicamente, atuam na diminuição dos sintomas de dor aumentando nossa sensação e percepção de prazer. O bem-estar interior se reflete no exterior e começamos a nos gostar mais, a nos cuidar mais. Somos os mais competentes e completos facilitadores da nossa saúde.

Thèrése nos adverte: “Respondo-lhe que você pode fazer algo para mudar e que só você pode fazer isso. Não é tarde demais. Nunca é tarde demais para liberar-se da programação de seu passado, para assumir o próprio corpo, para descobrir possibilidades até então inéditas. Ser é nascer continuamente”.... e movimento é a nossa maior fonte de vida e de saúde.

Referências: . Arq Bras Cardiol Prado & Dantas - 2002; 79: 429-33. Efeitos dos exercícios nas lipoproteínas.

. Por: Alice Becker, bailarina e sofreu uma grave lesão no joelho sendo obrigada a parar de dançar pelo período de um ano. Em sua busca por reverter um quadro que limitava sua atuação na dança, ela conheceu o Pilates nos Estados Unidos. Em 1991, inaugurou a Physio Pilates® e tornou-se a pioneira na difusão e expansão dessa metodologia em toda a América do Sul.

. Curiosidades sobre a Physio Pilates® .A empresa facilitou a reunião de profissionais experientes de diversos Estados brasileiros para discutir o mercado e a profissionalização. O encontro motivou a abertura da primeira Aliança Brasileira de Pilates (ABRAPI), associação destinada a congregar profissionais de diversas extensões.

. A Physio Pilates® levou o método para as classes menos favorecidas. Em uma parceria inédita com o Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia, a empresa passou a oferecer aulas à população de baixa renda e a portadores de dor crônica.

. Em 2006, a empresa inovou ao promover a primeira Conferência Internacional de Pilates no Brasil. O evento contou com a participação de renomados profissionais e foi sucesso de público.

. A Physio Pilates® é licenciada exclusiva de empresas que são referência mundial: Polestar® Pilates, Balanced Body®, Gyrotonic® e, por último, teve a licença exclusiva para o CoreAlign®.

Método - Pilates é o último nome de Joseph Hubertus Pilates, criador do método. Ele nasceu no início do século XX e utilizou princípios específicos para promover o equilíbrio entre o corpo e a mente, desenvolvendo força, alongamento e flexibilidade.

A Physio Pilates® desenvolve as aulas de acordo com o corpo e as necessidades de cada praticante. “Qualquer um pode praticar pilates. Temos técnicas específicas para crianças, gestantes, idosos, pessoas com problemas neurológicos, nos ossos etc.”, explica Alice Becker.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira