Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Firjan e Senai Moda: compromisso com a indústria têxtil e de confecções fluminense

O Estado do Rio de Janeiro é o terceiro maior exportador de moda do país. Seu talento, criatividade e profissionalismo produzem a moda com maior valor agregado do país no mercado internacional. Com o apoio e estímulo do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o Rio cresceu 8% em arrecadação de ICMS entre 2000 e 2005, mesmo com a redução fiscal promovida pelo Governo do Estado.

"Estes resultados extremamente positivos são fruto de uma política de desenvolvimento sócio-econômico adotada pela Federação para estimular o crescimento do Estado em todas as suas regiões. A moda é vocação inequívoca do Rio e tem forte papel social. Por isso, decidimos investir em um evento profissional de moda que consolidasse nosso Estado como referência nacional e internacional no lançamento de tendências e geração de negócios", explica Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema Firjan, instituição idealizadora e organizadora do Fashion Rio e do Fashion Business.

O setor é importante não apenas por sua capacidade de exercitar e promover a criatividade fluminense, como também gera trabalho, renda e respeito para trabalhadores, em sua maioria mulheres, chefes de família, de baixa escolaridade, segmento que sofre com a falta de oportunidade no mercado de trabalho.

Fórum da moda - O programa de ações desenvolvido pela Firjan para apoiar a indústria da moda fluminense foi iniciado em 2000, com a criação do Fórum Empresarial da Moda, para atender a uma demanda dos empresários, no sentido de promover, articular e organizar o setor, como forma de toma-lo competitivo e capaz de acompanhar as rápidas transformações tecnológicas exigidas pelo mercado internacional.

Atualmente, o Fórum conta com a participação das principais lideranças empresariais dos setores relacionados à cadeia de moda do Estado (têxtil, de confecções, calcados e acessórios), além de representantes dos 10 pólos produtores, grifes, estilistas, consultores e jornalistas especializados. O Fashion Rio e o Fashion Business são as âncoras deste amplo programa de ações, que envolve também o suporte para acesso aos mercados interno e externo, e em desígn e tecnologia oferecido pelo SENAI Moda, além do Catálogo da Moda, para disseminação de informações sobre as indústrias do setor.

SENAI moda - Esta é a marca idealizada pelo Sistema Firjan para o setor. O SENAI Moda, coordenado por Cristiane Alves, é um centro de inteligência e observação de tendências em moda, criado para oferecer às empresas do Rio soluções em design, tecnologia e mercado.

Contando com amplo acervo de informações e acompanhando os principais movimentos internacionais, o centro oferece o que há de mais atualizado no setor. O SENAI Moda está presente no Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Petrópolis, Barra Mansa e Itaperuna, e oferece aos empresários o apoio nas fases de criação, produção e comercialização.

Parceiros - O Sistema Firjan idealizou o Fashion Rio e o Fashion Business e é seu realizador. Para criar um evento de moda profissional, capaz de atrair jornalistas e compradores formadores de opinião, a Federação conquistou a parceria de outras instituições, como a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), o Sebrae e a Dupla Assessoria, fundamentais na realização do projeto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira