Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2013 - 08:30

ABEEólica comemora: energia eólica atende demanda total do Leilão A-3 com a venda de 867.6 MW

Com o volume contratado, a fonte ultrapassou a meta anual de 2.0 GW, garantindo a sustentabilidade da indústria no País.

A energia eólica surpreendeu em mais um leilão de energia realizado em 2013. A fonte foi a responsável por atender a demanda total do Leilão A-3, com a venda de 867.6 MW, ao preço médio de R$ 124,43.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado obtido pela energia eólica nesse leilão. Os preços associados à quantidade contratada refletem a trajetória de custos da indústria e os riscos específicos aos leilões a serem realizados em 2013, que levam em consideração o P-90, novo FINAME, câmbio e, mais especificamente, quanto ao leilão A-3, os riscos de conexão associados ao prazo de construção”, destaca a presidente executiva da ABEEólica, Elbia Melo.

Ao todo foram contratados 39 projetos, sendo 19 no Estado do Rio Grande do Sul, responsável por contratar 326.6 MW; oito projetos no Piauí, com 240 MW; e quatro projetos distribuídos entre Pernambuco (120 MW), Ceará (98 MW) e BA com 83 MW. Com deságio médio de 1.25%, bem próximo ao preço teto fixado em R$ 126,00, Elbia Melo, considera que o preço refletiu os riscos específicos desse certame e os custos da indústria eólica, que estão associados à conexão e ao prazo de construção.

“O setor eólico está muito otimista. Com o último resultado, o setor eólico ultrapassou a meta anual de 2 GW, importantíssima para garantir a sustentabilidade da indústria e da própria fonte no País. A despeito das mudanças vivenciadas pelo setor eólico em 2013, a energia eólica vem demonstrando o seu potencial de crescimento e sua capacidade em atender o mercado brasileiro com competitividade”, avalia Elbia.

ABEEólica-A Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica representa atualmente em torno de 85 associados, pertencente a toda cadeia produtiva: desde empresas fabricantes de equipamentos eólicos até fornecedores de serviços intermediários, consultores, desenvolvedores e investidores em parques, entre outros. Fundada em 2002, ao longo destes anos, a ABEEólica tem exercido papel fundamental para o desenvolvimento do setor, assim como para o reconhecimento da importância desta fonte limpa e renovável na composição da matriz energética nacional. Há 10 anos, a energia eólica não tinha representatividade na geração de energia do Brasil. Hoje, além da participação de 2% da matriz, ela é a segunda fonte mais competitiva do país, sendo ultrapassada apenas pela hidrelétrica. [www.abeeolica.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira