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19/11/2013 - 08:44

Sete estratégias para divulgar um release

O release é a principal ferramenta utilizada pelas assessorias de imprensa para “vender” uma notícia ou pauta do seu cliente. É pelo release que os jornalistas conhecerão produtos, serviços, eventos, lançamentos, etc. Para que um release atinja seu objetivo, algumas técnicas e cuidados devem ser aplicados. Confira sete estratégias antes de divulgar um release na imprensa:

1. Antes de escrever, oriente o cliente - Depois do planejamento de comunicação é hora de partir para o release. É importante que a assessoria de imprensa oriente o cliente sobre as características do release, como: linguagem e técnica aplicada ao texto, estilo de abordagem, ordem cronológica e de relevância das informações (lide), etc. Essa orientação é necessária para evoluir do texto institucional à reportagem e, assim, extrair o máximo da notícia. A assessoria de imprensa deve orientar o cliente, pois confiança é fundamental para a sinergia do trabalho.

2. Vale mesmo uma notícia? - Com todas as orientações feitas é hora de avaliar o que é potencial para virar notícia. Nem sempre o evento interno será manchete ou o lançamento do produto precisa de coletiva de imprensa. Por isso, é da responsabilidade da assessoria de imprensa apontar o potencial de cada assunto e extrair o que realmente é notícia. Diariamente, as redações recebem milhares de e-mails e para um se destacar, é necessário muito trabalho, começando pelo release.

3. Se você fosse repórter, como daria esta notícia? Pense no outro lado. Se você fosse repórter, qual abordagem utilizaria para tratar do assunto que deseja divulgar? De cara, é possível saber o potencial de aceitação da pauta. Se nesta hora não houver resposta, volte e repense no assunto que deseja divulgar à imprensa. Agora, se o potencial for grande, deixe o texto o mais próximo de uma notícia, isso facilitará o interesse pela pauta.

4. Menos é mais, seja objetivo! Jornalista recebe milhares de releases por dia, por isso, vá direto ao assunto. Resuma o tema no título e na linha fina e use o primeiro parágrafo para abordar o lide, ou seja, responda o que é, por que é, como é, quando é, quem é, onde é, etc. Contextualizar o cliente e dizer o quanto ele é bom, não ajudará a despertar interesse do jornalista.

5. Invista em pesquisa e estudos - Pode ser micro, pequeno, médio ou grande que, muitas vezes, o cliente pode ser fonte rica de pesquisas, estudos e cases de sucesso. Informações inéditas e exclusivas têm mais chances de chamar a atenção do jornalista. Trazer dados e comprová-los é sempre mais interessante, além disso, declarações oficiais também trazem mais apelo ao texto.

6. Tem foto? É quase obrigatório uma imagem para ilustrar o release, desde que a foto não trave o computador do destinatário. Essa foto pode ser do tema central do texto ou mesmo do porta-voz da empresa. Com milhares de releases, um link direcionando para o local onde a foto está em alta resolução é essencial. A foto tem crédito? Avise o jornalista, pois release é informação pública, mas a imagem pode exigir direitos autorais. Tenha cuidado!

7. Quantidade ou qualidade? Qual foi a estratégia definida com o cliente? Estar em um veículo de peso ou em vários? Trabalhar exclusivas ou fazer uma divulgação ampla? Antes de divulgar o release é importante definir isso com o cliente para que o objetivo seja alcançado. Divulgar o release a lá “se rolar, rolou” pode ser prejudicial para a imagem da assessoria de imprensa e do assessorado. Avalie, inclusive, o potencial do assunto, definindo se a divulgação será regional, estadual ou nacional, e como abordar cada veículo. Mãos a obra!

. Por: Talita Scotto, diretora de comunicação da Agência Contatto, especializada em assessoria de imprensa. [www.agenciacontatto.com.br].

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