Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/11/2007 - 09:27

Músculo Pneumático Festo é caso de sucesso no 1º Encontro Nacional de Inovação em Máquinas


O Músculo Pneumático, que simula a anatomia dos músculos humanos, é uma das maiores invenções da Festo Automação. E já começa a substituir os atuadores pneumáticos convencionais também no mercado brasileiro, devido às suas vantagens: dez vezes mais força, com um décimo do peso de um cilindro; maior resistência em ambientes agressivos, sujeitos, por exemplo, à contaminação de pó, como em silos. Ou em correias e rolos de compressão.

Esse é o tema da palestra que será apresentada por Paulo Roberto dos Santos, chefe de Desenvolvimento de Produtos Especiais da Festo, em sessão técnica do 1º Encontro Nacional de Inovação em Máquinas, Equipamentos e Processos de Fabricação (Enimep), amanhã (dia 28 de novembro), a partir das 14h, no Novotel São Paulo Center Norte, em São Paulo (SP).

A Festo Automação integra a comissão organizadora do evento, que se realiza até a próxima quarta-feira.

O Enimep é realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Ipdmaq) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), do Ministério da Ciência e Tecnologia; da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação; e com apoio institucional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Institucional (ABDI), e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Aplicação do Músculo Pneumático Festo: Músculo Pneumático - Dez vezes mais forte, com um décimo do peso de um cilindro. Com essas credenciais, o Músculo da Festo Automação é um atuador pneumático que combina a leveza e flexibilidade à força. Trata-se de um sistema de contração, que aproveita o princípio da musculatura humana. A Festo obteve sucesso ao tornar esse princípio utilizável para aplicações industriais, e avançou na tecnologia para produção em série.

O produto, quando submetido à pressão, comporta-se exatamente como um músculo humano, retrai-se e produz força. A construção estrutural do músculo é uma trama geométrica de fibras sintéticas, e sua aparência é semelhante à de um tubo, o qual, ao receber pressão em seu interior, reage contraindo as fibras. Isso diminui o comprimento do atuador e produz força de tração.

Uma das grandes vantagens proporcionada pelo músculo é a sua alta velocidade, que alcança 2.000 mm por segundo, o que faz dele um grande aliado quando se deseja respostas muito rápidas. Graças a essa característica, substitui com vantagens elementos mecânicos convencionais, que entrariam em fadiga quando submetidos a esforços repetitivos. E abre a possibilidade de se aumentar a velocidade dos movimentos nos dispositivos e máquinas.

O Músculo Pneumático é um atuador porque não tem haste, êmbolo e outros elementos que caracterizam um cilindro pneumático, mas oferece vantagens superiores em muitas aplicações.

Características - Tem várias características especiais: movimento flexível; diversas possibilidades de instalação; nenhum desgaste mecânico; nenhuma possibilidade de contaminação; resistência a vários meios; consumo mínimo de ar-comprimido; performance livre de vazamentos; e facilidade de transporte. Sua aplicação é a mais ampla possível, por exemplo, em áreas como a indústria do cinema, aparelhos de ginástica e em todo o tipo de movimentação industrial.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira