Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/11/2007 - 09:29

Instituto Paradigma, DesEnvolve SH e Educartis lançam curso à distância de capacitação da pessoa com deficiência

Destinada a gestores de Relações Humanas, a ferramenta possibilita interação no ambiente virtual e objetiva promover a efetiva inclusão econômica das pessoas com deficiência no mundo do trabalho.

Disseminar o conhecimento de práticas concretas e eficientes de inclusão, além de oferecer uma possibilidade efetiva de melhorar a qualificação da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho. Com estes objetivos, o Instituto Paradigma, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) com larga experiência em processos e programas de inclusão econômica, educacional e social da pessoa com deficiência; a agência DesEnvolve Soluções Humanas e a Educartis Wiki Knowledges, especializada em cursos interativos pela internet, uniram-se para lançar o primeiro Curso Interativo de Qualificação à Distância voltado especificamente para a causa da inclusão.

Intitulado “Como recrutar, capacitar e incluir pessoas com deficiência”, o curso segue o modelo de ensino colaborativo à distância, exigindo do participante somente um computador ligado à internet por banda larga e um microfone. Do outro lado da tela, um professor, com microfone e webcam, ministra as aulas e responde as perguntas em tempo real. “As empresas recebem acesso a um ponto de interação virtual, ao redor do qual podem estar vários participantes. E todos podem tirar dúvidas”, explica Danilo Namo, coordenador de Qualificação Profissional do Instituto Paradigma e responsável pelo conteúdo do curso. A grande vantagem para as empresas é permitir a participação de departamentos e filiais distantes da matriz no processo de aprendizado, possibilitando a formação de uma cultura de inclusão na companhia.

O curso tem a duração de um mês, com aula semanal de duas horas e meia, e contempla a formação de gestores e/ ou fornecedores para o processo de recrutamento, seleção e integração de pessoas com deficiência, de acordo com as necessidades da empresa. O programa prevê contextualização sobre os problemas da Lei de Cotas; acessibilidade, recrutamento e seleção de pessoas com deficiência e e-coaching; redes comunitárias, formação para o gerenciamento da rede de fornecedores de recursos e serviços para o processo de inclusão, tecnologias assistivas para a acessibilidade e mediação dos funcionários com deficiência; gerenciamento da cultura organizacional para a diversidade e inclusão e comunidade empresarial para pensar o futuro. “Em resumo o curso oferece contextualização, expectativas e desafios, marco-legal – equiparação de oportunidades, recrutamento, seleção, treinamento e retenção de pessoas com deficiência e discussão de casos de sucesso e de fracasso entre as pessoas do grupo”, diz Danilo.

As empresas interessadas já podem se inscrever pelo site www.iparadigma.org.br | Mais informações pelo telefone (11) 5090-0075.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira