Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2013 - 08:05

Artesanato fluminense será destaque na Feira da Providência

Programa de Artesanato expõe obras de mais de 200 artesãos das oito regiões do Estado.

Obras de mais de 200 artesãos das oito regiões do Estado, que participam do Programa de Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, estarão expostas na 53ª Feira da Providência. Esse é o sexto ano consecutivo que os artesãos tem a oportunidade de expor e comercializar seus trabalhos na tradicional feira.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, destacou a disposição da Secretaria em promover e incentivar o artesanato no Estado. "O artesanato é uma atividade econômica muito importante para as famílias fluminenses. Cada vez mais a Secretaria procura apoiar os artesãos. Uma das iniciativas é o microcrédito oferecido pela Agência de Fomento (Agerio)", destacou Bueno.

A subsecretária de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio salienta a importância do artesanato na composição de renda dos artesãos e destaca a qualificação como um fator que agrega valor aos produtos. “Os artesãos fluminenses presentes este ano na Feira da Providência esperam aumento de venda dos seus produtos pelas novas técnicas artesanais, incorporadas às tradições regionais”, disse. Atualmente, são cerca de cinco mil artesãos no estado cadastrados pelo programa. De acordo com o IBGE, no Brasil existem 8,5 milhões de artesãos. A atividade movimentou cerca de R$ 50 bilhões em 2012.

A bordadeira Marcia Rigoni já exporta para países como Itália, Portugal e Argentina. A paisagem da cidade maravilhosa e a fauna e flora brasileira são inspiração para a artesã, que começou a atividade após um momento de dificuldade financeira. “Depois de descobrir a potencialidade do artesanato comecei a trabalhar junto a comunidades carentes no sentido de profissionalização. Hoje trabalho com um grupo que tem a atividade como complementação de renda, ganhando cerca de R$ 500 reais por mês com as aplicações”, explicou.

Para Ana Ortiz, que trabalha com artesanato em jornal, a atividade complementa a renda da aposentadoria. Hoje, o sucesso dos produtos é tanto que a artesão conta com a produção de ex-alunos para conseguir cumprir todos os prazos de entrega. “Vejo o artesanato como um incentivo para que as pessoas possam complementar a renda e sustentar suas famílias. Nesse sentido, comercializo, juntamente com minhas peças, peças produzidas por ex-alunos”, explica a artesã que já exportou para a França.

Sobre a Feira – Reunindo cerca de 300 expositores e ocupando espaço de mais de 35 mil m², a Feira da Providência, tradicional festa carioca, será realizada entre os dias 20 e 24 de dezembro, das 12 às 23 horas, nos Pavilhões 2 e 3 do Riocentro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira