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28/11/2007 - 09:33

Assédio moral prejudica as relações no ambiente de trabalho

Veruska Olivieri, psicóloga e coach executiva, explica como enfrentar as situações de assédio moral no trabalho e as melhores maneiras para resolvê-las .

Brasília(DF) – Um fator importante dentro de uma empresa é a relação entre o chefe e os subordinados. Quanto mais “profissionalizada” for a empresa, menor é a chance de acontecer problemas entre os funcionários. Os líderes de atividade têm o direito de corrigir e exigir o melhor desempenho dos profissionais, porém lidar com pessoas exige certos cuidados.

A maioria dos casos de assédio moral acontece em empresas desorganizadas, pois não possuem uma base sólida. “Geralmente, o assédio acontece da seguinte forma, as fraquezas do profissional são evidenciadas em público pelo chefe ou superior direto, gerando dúvida sobre suas próprias capacidades. Por um processo de desqualificação, a vítima perde a confiança em si mesmo e, por vezes, fica tão confusa que pode chegar a dar razão a seu agressor. Assim, a destruição da auto-estima pessoal se dá de forma extremamente sutil, até que a própria vítima se coloque na condição de quem está errado”, explica Veruska Olivieri.

Existem algumas estratégias de quem realiza o assédio. Isolar a vítima do grupo, desestabilizá-la emocionalmente e profissionalmente, impedí-la de se expressar e vigiá-la constantemente são as principais e mais usadas.

“Hoje em dia, as pessoas passam a maior parte do tempo no trabalho, alguns enfrentam uma jornada de até 10 horas de serviço. Por isso, o ideal é que o ambiente profissional seja leve e as pessoas de fácil convivência”, explica Veruska Olivieri, psicóloga e Coach Executiva da Quarks.

Realizar ações informais entre os colaboradores da empresa é importante para relaxar e descontrair o ambiente. Vale lembrar que a intimidade aliada ao respeito ao próximo é fundamental para criar um clima agradável no local de trabalho.

Além do estresse emocional, o assédio moral pode gerar conseqüências graves para o corpo, outras doenças que podem passar do estado emocional para o fisiológico. “Os primeiros sinais da vítima que sofre o assédio moral são ansiedade, perturbações de sono, nervosismo, irritabilidade, dores de cabeça e distúrbios alimentares”, finaliza a psicóloga. Nos casos mais extremos a intervenção de um médico ou psicólogo é necessária.

Uma forma de prevenir o assédio moral no trabalho é estabelecer um código claro de conduta e um parâmetro definido do resultado que se espera para cada ação ou atividade. Nos casos mais graves, o colaborador poderá denunciar anonimamente no setor de Recursos Humanos da empresa. Já no caso dos empreendimentos menores, que não possuem RH, o funcionário pode denunciar o caso e entrar na da Justiça, mas neste caso a denúncia não é sigilosa. Cabe uma escolha consciente do próprio colaborador.

Como reagir em caso de assédio moral: - Resistir e anotar com detalhes as humilhações sofridas (dia, mês, ano, hora, local ou setor, nome do agressor, pessoas que testemunharam e o que mais você achar necessário) | - Dar visibilidade, procurando a ajuda dos colegas, principalmente daqueles que testemunharam o fato ou que já sofreram humilhações do agressor | - Organizar. O apoio é fundamental dentro e fora da empresa | - Evitar conversar com o agressor sem testemunhas | - Exigir, por escrito, explicações do ato agressor e permanecer com cópia da carta enviada ao Departamento Pessoal (D.P) ou Recursos Humanos (R.H) e da eventual resposta do agressor. Se possível, mandar sua carta registrada, por correio, guardando o recibo | - Procurar seu sindicato e relatar o acontecido para diretores como, médicos ou advogados do sindicato, Ministério Público, Justiça do Trabalho, Comissão de Direitos Humanos e Conselho Regional de Medicina (ver Resolução do Conselho Federal de Medicina n.1488/98 sobre saúde do trabalhador) | - Recorrer ao Centro de Referencia em Saúde dos Trabalhadores e contar a humilhação sofrida ao médico, assistente social ou psicólogo | - Buscar apoio junto a familiares, amigos e colegas, pois o afeto e a solidariedade são fundamentais para recuperação da auto-estima, dignidade, identidade e cidadania. [Fonte: Quarks – Formando Líderes].

Perfil da Quarks – A Quarks é uma empresa focada no desenvolvimento de pessoas. Ela conta com profissionais formados em psicologia e especializados em Administração com foco em Marketing, Gestão e Recursos Humanos. O objetivo é fazer com que as pessoas consigam ter a sua melhor performance no ambiente de trabalho. Para isso, são desenvolvidas competências comportamentais de liderança, sempre direcionadas para a atividade específica de cada empresa. Entre os procedimentos utilizados pela Quarks está o Coaching, que busca oferecer as ferramentas necessárias para que as pessoas adquiram a competência necessária para desempenhar bem o seu papel dentro de uma organização.| www.quarksonline.com

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