Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2013 - 08:13

Fernando Durão expõe no Espaço Cultural HU

Pinturas e objetos compõem a mostra.

Geometria é o tema da nova exposição no Espaço Cultural HU, em São Paulo, que reúne 22 obras do artista português Fernando Durão. Pinturas e objetos contemporâneos em acrílico e outros materiais fazem parte da mostra que será aberta ao público no dia 27 de novembro, às 10h30.

As obras de Fernando Durão trazem uma linguagem pessoal e personalizada, resultado de pesquisa e determinação do artista. Ele utiliza técnica de pintura e técnica mista em suas obras. “A pintura é o meio, a representação gráfica e material pelo qual me expresso. Minhas mensagens estão inseridas nos elementos tridimensionais que venho construindo, onde cores e planos sobrepostos convidam o observador à participação do consciente ver, à emoção do subconsciente sentir. Por vezes, em minhas obras adoto cores não visíveis aos olhos, mas que emitem graus de energia e calor que são captados e decodificados pela memória visual do observador. Fica para mim a possibilidade de criar formas e conceitos novos, fica ao observador a possibilidade de interpretar minha obra em infinitos ângulos.”

A arte visual de Durão foi descoberta pela mãe e pelo irmão quando ele tinha 4 anos de idade. Através do desenho, ele reproduziu o conteúdo de um cartaz em menor escala. No início teve influência de Pablo Picasso. Já nos anos 70 dos concretistas brasileiros Luís Sacilotto, Hermelindo Fiaminghi, Hércules Barsotti, Odetto Guersoni e Geraldo Barros.

A origem europeia e o interesse do intercâmbio com a cultura artística dos outros países fazem com que Fernando Durão desenvolva o seu trabalho entre o Brasil e o exterior. Desde 1988 realiza constantes exposições e já teve suas obras expostas, além do Brasil, em Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Japão, Estados Unidos, Argentina e China. “Aos poucos minha obra foi sendo inserida em galerias e coleções que vêm definindo um mercado de trabalho até hoje”, comenta o artista.

Fernando Durão ? Nascido em 29 de maio de 1952, na cidade do Porto, Portugal, desde cedo demonstrou vocação para as artes plásticas e visuais, dedicando-se à pintura, ilustração, criação de capas de livros, desenho de estamparia.

Em 1969, sua família muda-se para o Rio de Janeiro, e Fernando passa a frequentar ateliês de jovens artistas e a participar de exposições de pintura e com desenhos de cartazes. Em 1970, vem para São Paulo e realiza várias exposições: Museu de Arte de São Paulo (Masp), Bienal Nacional de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), Museu de Arte Brasileira, Memorial da América Latina, além de exposições individuais em renomadas galerias e museus no Brasil, em Portugal, Alemanha, Argentina, Itália e outros.

Desde 1977 dirige galerias de arte, espaços culturais; realiza projetos como curador e artista e escreve sobre artes visuais (plásticas e fotográficas) em jornais, revistas e catálogos de exposições. Participa também de inúmeros salões de artes plásticas e fotográficas, como membro de júri em diversas cidades do Estado de São Paulo.

Em parceria com o artista curador Antonio Franchini, realiza exposições coletivas e individuais em Portugal: Galeria AP’ARTE, Porto, e no Brasil: Espaço Cultural Planalto, Memorial da América Latina e Sala Camões ? Consulado de Portugal, em São Paulo.

A exposição Geometria de Fernando Durão no Espaço Cultural HU pode ser vista até o final de dezembro, de segunda a sábado, das 8h às 19h. O Espaço Cultural HU fica na Avenida Professor Lineu Prestes, 2.565 – Cidade Universitária – no bairro do Butantã, em São Paulo.

Exposição de Fernando Durão no Espaço Cultural HU, dia 27 de novembro até final de dezembro, desegunda a sábado, das 8h às 19h, no Espaço Cultural HU,Av. Dr. Lineu Prestes, 2.565 – Cidade Universitária.Informações: (11) 3091-9201.www.hu.usp.br | Ingresso: gratuito.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira