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20/11/2013 - 08:22

Parceiros locais e automação: tendências de TI para os próximos anos

O mercado de Tecnologia da Informação exige atenção permanente, pois até mesmo tendências que parecem consolidadas podem mudar de um momento para outro, colocando em xeque investimentos de longo prazo. Com a globalização das empresas, o Brasil vive permanentemente a reboque do que acontece nos grandes mercados de tecnologia, especialmente os Estados Unidos e Ásia. E o que está acontecendo por lá neste exato momento, que possa impactar o que fazemos aqui?

Um estudo desenvolvido pela IPSoft e publicado na Revista Forbes aponta tendências importantes em tecnologia da informação, algumas já nossas conhecidas e outras até surpreendentes. Comecemos pela mais surpreendente: a morte do “offshoring”.

Para quem não está familiarizado com a expressão “offshoring”, trata-se da terceirização de atividades de TI em outros países, como Índia e China, por exemplo. Adotada já há algumas décadas por muitas empresas nos Estados Unidos e algumas poucas no Brasil, o “offshoring” começa a enfrentar problemas em função do aumento dos custos nesses países, agravados por oscilações cambiais drásticas, como as que estamos vivendo agora no Brasil. Mas também pelo fato de que a terceirização para empresas em países com culturas tão diversas como esses dois acarreta problemas de comunicação que fatalmente causam impactos na prestação de serviços. A redução da prática do “offshoring”, prevista como tendência, fatalmente acarretará o fortalecimento dos prestadores de serviços de TI internos ou locais, que dialogam com mais facilidade com as empresas que atuam em seu país.

Outra tendência virá com a entrada de tecnologias de inteligência artificial e reconhecimento de voz em processos de help desk. Com a crescente complexidade das estruturas de TI, o help desk, ou seja, o suporte para a resolução de problemas com o uso de tecnologia, tem sido uma atividade custosa para as empresas. O uso de tecnologias mais inteligentes nesse campo pode ajudar na resolução de problemas e redução dos custos dessa atividade. Curiosamente, o estímulo a um help desk mais automatizado e de menor custo pode vir justamente a partir das tecnologias de comunicação móveis, com o uso de aplicativos. É algo para se olhar de perto.

A terceira tendência mais significativa é a da automação. Para os norte-americanos, o termo preciso para isso é “rise of the machines”, ou as máquinas assumem o controle. As empresas buscarão automatizar tudo o que for possível, visando reduzir o impacto do erro humano nos processos de TI, bem como dos custos agregados. Para nós, do Brasil, essa é uma tendência onde há muito a conquistar, uma vez que impacta a própria produtividade dos trabalhadores do país. Hoje, um trabalhador brasileiro gera perto de 22.000 dólares por ano de riqueza. O americano, cerca de 100.000 dólares. Ou seja, são necessários cinco brasileiros para produzir a mesma riqueza que um americano. Essa desproporção está diretamente associada ao uso intensivo de tecnologia da informação. E se os norte-americanos vão investir mais em automação, podemos esperar que a produtividade deles seja ainda maior do que a nossa se deixarmos de investir em mais eficiência tecnológica.

Por fim, uma tendência que vai se consolidando é a da computação em nuvem. No entanto, como mostra o estudo da IPSoft, veremos uma mudança significativa do uso da computação em nuvem de atividades periféricas, como uso de e-mail, para atividades centrais, como sistemas de gestão empresarial, por exemplo, que deixaram o mundo interno das organizações para se alojarem em servidores externos, acessados pela web.

Essa tendência, no Brasil, ainda enfrenta sérios obstáculos quando consideramos a precariedade dos serviços de telecomunicações, com uma qualidade de banda larga limitadíssima, bem como dificuldades de acesso dos serviços de telecomunicações a regiões mais interiorizadas, justamente para onde estão migrando muitas plantas industriais.

. Por: Miguel Ruiz, fundador e presidente da MR Consultoria, empresa brasileira especializada em consultoria para outsourcing de TI. | Perfil- A MR Consultoria é uma empresa de consultoria em Tecnologia da Informação, que atua também no segmento de terceirização de mão de obra de TI. Com 14 anos de mercado, tem grandes clientes no segmento industrial e de serviços e atende clientes na América Latina, especialmente empresas brasileiras que estão se internacionalizando.

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