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20/11/2013 - 08:22

O uso da tecnologia e os diferentes saberes

Com cada vez mais frequência, recursos tecnológicos são usados em diferentes áreas e atividades de aprendizagem como ferramentas para facilitar tarefas, melhorar os sistemas ou criar ambientes de trabalho nas escolas. Pretendo trazer uma reflexão sobre o uso da tecnologia como recurso facilitador para a criação de um ambiente que beneficia o aprendizado, proporcionando uma maior contribuição e diversificação das atividades em sala de aula, bem como uma reflexão sobre o espaço escolar como ambiente de aquisição de conhecimento para o educador e a importância do professor reflexivo frente a novos desafios.

As sociedades contemporâneas tornam a informação acessível a um número cada vez maior de pessoas que hoje têm outras prioridades e exigências em que a ação é o elemento-chave. Estamos diante de uma realidade que se evidencia na educação, espaço onde as novas tecnologias podem servir como elemento de cooperação na prática do ensino e da aprendizagem, provocando uma mudança de paradigma na produção e na divulgação do conhecimento, levando a novas exigências, estratégias e ações que se adequem ao contexto escolar e ao processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional docente.

Assim, mudanças são inevitáveis e necessárias, a fim de satisfazer às novas exigências sociais, que vão além de conhecer novas técnicas de ensino, implicando revisões da própria prática pedagógica, atualização constante dos conhecimentos necessários para a docência, além de saberes de diferentes naturezas, de forma que essas mudanças, uma vez vividas, sejam compreendidas e contextualizadas. Trata-se da criação de novas formas de viver, de nos relacionar e de nos comunicar. Trata-se, sobretudo, da criação de novos valores que vão caracterizando uma nova sociedade e um novo homem.

Apresentar o conteúdo e esperar que ele seja reproduzido não forma o indivíduo que a sociedade e o mercado de trabalho exigem. A grande maioria dos pensadores da educação admite que a criança só interioriza o que ensinamos se estiver, de alguma forma, ligada ao conteúdo por um desafio, uma motivação ou se perceber a importância e a aplicação de tudo aquilo que queremos transmitir.

Diante de tantas possibilidades de busca oferecidas pela internet, a utilização do computador tornou-se uma forma mais sedutora de os alunos realizarem as pesquisas solicitadas pelos professores, por exemplo. A internet pode despertar o interesse do aluno devido às inesgotáveis possibilidades que oferece em termos de sistemas de busca e de variedade de informações.

O professor é desafiado, por meio de novos paradigmas, a reconstruir suas competências em outras relações interativas no processo de ensino-aprendizagem, ultrapassando a visão restrita da sala de aula e mudando seu perfil de atuação. Inclui-se aí a integração entre pensar, sentir e agir.

O conhecimento do aluno, o desenvolvimento de sua capacidade e o uso de suas habilidades dependerão de um ambiente que favoreça a aprendizagem e do desempenho do professor, que deverá proporcionar um conjunto de ferramentas culturais que favoreçam o progresso mental, exercendo o papel de ponte para esse aprender, por meio de seus conhecimentos específicos.

A tecnologia educacional oferece recursos para o professor planejar atividades e utilizar essas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. Basta analisar quais estratégias são adequadas ao uso desses recursos, em quais contextos, com quais conteúdos, em que momento e com que objetivos.

Sem dúvida, a tecnologia permite ampliar o conceito de aula, estabelecendo um novo vínculo professor-aluno. Porém, é preciso ter claro o uso que se faz dela, visando à aprendizagem e não apenas à transmissão de informações. O papel do professor é escolher as informações verdadeiramente importantes e torná-las significativas, é estabelecer pontes entre a teoria e a prática.

A tecnologia educacional pode ser inserida em qualquer disciplina do currículo, porém esse recurso somente se sustenta com uma proposta mais ampla de educação, por intermédio do movimento de formação docente continuada, em um trabalho reflexivo, que encontre na escola um espaço de experimentação, avaliação e aprendizagem.

A escola só proverá as demandas da vida se acompanhar o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, dando ao aluno a oportunidade de se adaptar e de se atualizar continuamente. Tendemos para uma educação pluridimensional, aprimorada ao longo da vida.

. Por: Suely Nercessian Corradini

Colégio Vital Brazil- Uma escola de grande porte, como não era inaugurada em São Paulo desde 2007 – segundo a Secretaria Estadual de Educação – com foco na continuidade acadêmica dos discentes e formação em valores. Este é o Colégio Vital Brazil, que tem à frente do negócio a mantenedora do Colégio Albert Sabin, considerado um dos melhores ensinos da cidade, que iniciou suas atividades no primeiro semestre deste ano, com foco em excelência acadêmica, por meio de valores éticos e pela capacidade de atualizar-se pedagógica e cientificamente para responder de forma eficaz aos desafios de um mundo em permanente transformação. Com turmas abertas da Educação Infantil à 1ª série do Ensino Médio – os resultados acadêmicos dos alunos serão acompanhados de perto pela equipe pedagógica até o Ensino Médio – o novo Colégio objetiva ampliar os horizontes dos alunos por meio de um ensino de excelência, que lhes desenvolva as habilidades intelectuais, emocionais e motoras necessárias para adquirir os conteúdos e lhes permita ingressar nas melhores faculdades do País, junto a uma formação ética e humanista, baseada em valores como o respeito mútuo, a boa convivência e a responsabilidade cidadã. No Vital Brazil, a preocupação com a formação acadêmica começa cedo, com o acolhimento e atenção que os alunos precisam associados a um programa pedagógico estruturado para desenvolver uma base sólida, incluindo, por exemplo, o ensino da Língua Inglesa desde o Pré I. O foco no aprendizado segue ao longo de toda a trajetória do aluno, até o Ensino Médio, com forte carga horária para maior aprofundamento nos conteúdos pedagógicos. [www.vitalbrazilsp.com.br].

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