Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/11/2013 - 08:01

Solução digital entra na luta contra o câncer

Uso de tecnologias de intervenção e comunicação em rede sobre a doença constitui estratégia preventiva inteligente e econômica para conscientizar população.

A empresa ePrimeCare já oferta um serviço para atender as crescentes demandas de prevenção e apoio ao tratamento de câncer, buscando conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, o rigor no tratamento e a busca por mudanças e hábitos saudáveis. Apenas no ano passado, estima-se que tenham ocorrido mais de 500 mil casos da doença no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Considerando as especificidades desse contexto, a solução atenderá operadoras e sistemas de saúde públicos e privados, alertando, informando e oferecendo espaços de interação para os pacientes atendidos.

O funcionamento da solução, o ComuniCare, é simples: com base nos dados dos pacientes, fornecidos pelas operadoras, a ePrimeCare realiza avaliações dos perfis individuais e atua de forma proativa com intervenções preventivas. O foco é utilizar a informação e a comunicação para gerar transformações comportamentais. Assim, de acordo com cada perfil, serão enviadas mensagens gatilho via SMS ou e-mail alertando sobre a necessidade de agendar consultas preventivas. A adesão será trabalhada também por meio da interação, através de plataforma persuasiva, na qual debates online entre a população e equipe especializada acontecerão ininterruptamente. Diversas estratégias para motivar a realização dos exames preventivos estarão disponíveis, como competições, widgets de orientação e infográficos.

A partir destas abordagens, a empresa espera gerar um aumento no número de detecções precoces, estimulando o autocuidado e a maior qualidade de vida das pessoas. “Para se ter ideia, hoje todas as operadoras de saúde chegam a gastar oito vezes mais com os tratamentos tardios do câncer”, comenta o médico Leonardo Florêncio, CEO da ePrimeCare. Até 2030, a Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê um aumento de 75% nas ocorrências da doença no mundo inteiro, especialmente os tipos ligados a irregularidades comportamentais, como tabagismo e obesidade.

Além do processo de intervenção, os usuários têm acesso a conteúdos específicos sobre cuidados, dispondo de vídeos, textos, fóruns de discussão e espaço de rede social para trocarem experiências. “O debate social é o melhor caminho para gerar prevenção e promoção da saúde. Nesse sentido, as plataformas tecnológicas de abrangência populacional são ferramentas fundamentais para transformação comportamental e prevenção em saúde”, destaca o médico Ricardo Cabral, responsável pela iniciativa.

Perfil - A ePrimeCare é uma empresa que provê às organizações de saúde serviços de gestão do cuidado através do acesso ao conhecimento, geração de informação, utilização de tecnologias de comunicação e informações adequadas, melhorando a condição de saúde dos usuários. Atuando no mercado desde 2005, a empresa de inovação e inteligência tecnológica em saúde conta com parcerias como Fapemig, Finep, BDMG, Fundo HorizonTi, da gestora Confrapar, e Sebrae-MG, que contribuem com recursos financeiros, projetos de investimento, capacitação em gestão, negócios, tecnologias e capital humano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira