Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/11/2013 - 08:11

Empreendedorismo nos países do BRICS é tema de encontro internacional

Representantes do Brasil, Rússia,Índia, China e África do Sul falam sobre criação e manutenção de novos negócios em evento que acontece nos dias 4 e 5 de dezembro, em São Paulo.

O empreendedorismo será o principal assunto de embaixadores e pesquisadores do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que estarão em São Paulo para participar do “BRICS – Semelhanças e Diferenças na criação e manutenção de novos negócios”. O evento vai reunir especialistas dos cinco países que compõem o BRICS para apresentar e debater estudos sobre o ambiente e a dinâmica de criação e manutenção de novos empreendimentos em seus territórios.

As palestras, com tradução simultânea em inglês e português, acontecerão nos dias 04 e 05 de dezembro, na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. O encontro é uma promoção do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com patrocínio do Sebrae.

Idealizador do encontro e presidente do Conselho Deliberativo do IBPQ, o empresário paranaense Rodrigo da Rocha Loures explica que a intenção é propiciar informações e análises sobre o BRICS, estimulando novas frentes de ação conjunta desses países, cujas economias, juntas, representam 18% do PIB mundial. Mesmo em caráter informal, sem uma estrutura organizacional ou fundos de apoio, o grupo vem intensificando e ampliando sua atuação, com a crescente participação de temas estratégicos como agricultura, energia e tecnologia.

Dentro deste contexto, argumenta o fundador da Nutrimental e ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep, o tema empreendedorismo é oportuno, "pois o movimento de criação e manutenção de novos negócios é reconhecido como mola propulsora do desenvolvimento econômico e social dos países", diz.

O empresário ressalta que, além de disseminar os resultados de pesquisas importantes já feitas sobre empreendedorismo nos países do BRICS, o encontro será uma oportunidade de fornecer valiosas informações para revisão e atualização de políticas e programas.

Convidados - Cada país integrante do grupo terá um representante oficial, que fará uma explanação sobre aspectos demográficos, culturais e sociais de seu país, e mais um especialista, que falará sobre a criação e manutenção de novos negócios.

Entre os palestrantes estão o chinês Gao Jian, professor e chefe do Departamento de Inovação, Empreendedorismo e Estratégia da Escola de Economia e Gestão; a russa Olga Verkhovskaya, professora do Departamento de Gestão Estratégica e Internacional; Sunil Shukla, diretor da Faculdade de Empreendedorismo do Instituto de Desenvolvimento da Índia (EDI), que atua também no ensino de empreendedorismo, formação e investigação; e Mike Herrington, da África do Sul, professor sênior adjunto da Graduate School of Business (GSB), atualmente diretor-executivo do Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

O Brasil contará com um representante do Ministério das Relações Exteriores, que falará sobre a importância do BRICS para o Brasil, e outro do Sebrae, que irá abordar como criar e manter novos negócios no Brasil. O representante do IBQP, por sua vez, tratará das semelhanças entre os países na área de empreendedorismo. A programação terá, ainda, um painel com a participação de todos os palestrantes, com o tema “Recomendações sobre aprimoramento no ambiente e condições para a criação e manutenção de novos negócios nos países”.

BRICS - Jim O'Neil, da Goldman Sachs criou a sigla e o conceito, em 2001, abrangendo quatro países – Brasil, Rússia, Índia e China – nos quais ele identificou características financeiras, econômicas e empresariais semelhantes. Em 2006, o grupo passou a atuar conjuntamente no cenário internacional sob a sigla que, em 2011, ganhou a grafia BRICS, com “s” em caixa alta, com a entrada no grupo da África do Sul.

.[BRICS - “Semelhanças e Diferenças na criação e manutenção de novos negócios”, dias 04 e 05 de dezembro, naFundação Getúlio Vargas - Unidade Berrini (Av. das Nações Unidas, 12 - Itaim Bibi – São Paulo) .Informações: IBQP (41) 3264-2246].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira