Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/11/2013 - 07:49

Motociclistas do Complexo do Alemão vão receber treinamento

O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e o Viva Rio vão promover um dia de treinamento e conscientização sobre segurança para motociclistas. O projeto-piloto “Motociclista Atitude Positiva” vai oferecer um curso on-line abordando técnicas de pilotagem e condução segura para aproximadamente 500 motociclistas em três pontos distintos do Complexo do Alemão, no dia 23 de novembro (sábado), das 9h às 17h. A ideia é, em uma segunda etapa, levar o treinamento a outras comunidades do Rio de Janeiro.

Diante do crescente número de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas em todo país, o Observatório Nacional de Segurança Viária vem promovendo uma série de ações de conscientização com diversos públicos. “Nossa intenção é democratizar para todos os setores da sociedade o maior número de informações sobre um comportamento seguro no trânsito. Esse é o início da formação de uma cultura de segurança viária nessa classe, que aos poucos se estende para outras, e assim sucessivamente”, explica José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório.

O treinamento irá viabilizar cerca de 40 computadores ligados à internet: o centro de informática do Marquinho Pé Pé, na Alvorada; o Educap; e também a lan-house do Nélio.

Para chamar a atenção dos motociclistas do Alemão, uma rádio comunitária está divulgando o treinamento desde a última segunda-feira. O gerente da área de Gestão de Projeto do Viva Rio, Carlos Roberto Fernandez, garante que o projeto vem de encontro ao trabalho que a entidade desenvolve há mais de 20 anos. “O Viva Rio tem promovido projetos de saúde em várias regiões do município do Rio de Janeiro, mas também acredita que a saúde está na locomoção e segurança da vida de cada um. Apostamos nesta ação porque se baseia em um de nossos maiores princípios, que é o respeito a vida”, informou.

Quem participar do treinamento estará concorrendo a um concurso cultural onde serão sorteados três tablets. Cada motociclista deverá gastar, em média, 40 minutos para concluir o treinamento on-line. Além disso, ao final da apresentação, o motociclista responderá um questionário e, em seguida, ele receberá um certificado, tudo já programado dentro da plataforma e-learning. A expectativa é que cerca de 500 motociclistas recebam o certificado do “Motociclista Atitude Positiva”

O curso foi desenvolvido pelo Observatório, em parceria com a Seguradora Líder DPVAT, o ensino a distância tem como premissa divulgar para o maior número de pessoas possíveis informações corretas de como pilotar uma moto na maioria das situações cotidianas das ruas. São informações sobre transporte de pessoas e cargas, peso do veículo, frenagem, pisos molhados, ultrapassagem, enfim, informações de segurança no trânsito, convivência, direitos e deveres que nem sempre são comuns a todos os pilotos.

O treinamento a distância já é oferecido para vários grupos de motociclistas em vários Estados do país e conta com o apoio no desenvolvimento e distribuição da Seguradora Líder DPVAT. “Apesar de representar apenas 27% da frota nacional, a moto está presente em 70% dos sinistros indenizados pelo Seguro DPVAT. Acreditamos que um trabalho educativo sério, como este desenvolvido pelo ONSV, deve ser apoiado pela sociedade”, diz o diretor de Relações Institucionais da Seguradora Líder DPVAT, Márcio Norton.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira