Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/11/2013 - 07:49

As gorduras e o consumo inteligente

As gorduras são nutrientes imprescindíveis na alimentação, pois são fontes de energia, ácidos graxos essenciais e de vitaminas A, D, E, e K. Os ácidos graxos essenciais recebem essa denominação porque não podem ser produzidos pelo organismo, devendo ser adquiridos por meio dos alimentos.

Para que se possa ter ideia, a ausência ou a quantidade inadequada de ácidos graxos essenciais na dieta está associada, principalmente, a problemas neurológicos, visuais e inflamações na pele. Por outro lado, a inadequação das vitaminas A e D está associada ao maior risco para problemas relacionados com o metabolismo ósseo, como osteopenia e osteoporose. Dessa forma, é fácil perceber que o corpo humano depende da ingestão de gorduras para se manter saudável.

A ação das gorduras vai além da veiculação de nutrientes. Assim como todos os elementos que constituem nosso organismo, as gorduras também têm seu papel importante, seja na função mecânica de proteção dos órgãos vitais, manutenção da temperatura corpórea, viabilidade de reações químicas ou como local de armazenamento de substancias.

No grupo de alimentos denominado gorduras, estão incluídas as margarinas, os óleos vegetais (palma, soja, milho, algodão e outros), bem como as gorduras de origem animal (banha, manteiga e a própria gordura que compõem as carnes, ovos, leite, queijos). Além disso, as gorduras fazem parte da lista de ingredientes de uma variedade de produtos industrializados, pois conferem sabor, textura e outras propriedades aos alimentos.

O importante é saber identificar as gorduras que são mais saudáveis e consumi-las dentro das faixas recomendadas para a boa nutrição, que deve variar entre 15% e 30% do total de calorias ingeridas no dia.

As gorduras são classificadas de acordo com a sua composição química e se distribuem em saturadas, monoinsaturadas, poli-insaturadas e trans. O Ministério da Saúde recomenda que a população evite consumir alimentos que incluam gordura trans (ou gordura hidrogenada) na lista de ingredientes, pois elas estão relacionadas com o aumento dos níveis de colesterol ruim no sangue (LDL).

Os ácidos graxos trans contribuem para a instalação de doenças como diabetes, hipertensão arterial e, consequentemente, para o diagnóstico da síndrome metabólica e para o aumento da mortalidade por consequências cardiovasculares.

Por isso, as indústrias de alimentos estão substituindo a gordura trans por outros tipos de gordura. A gordura de palma é indicada como uma opção mais saudável, pois apresenta uma combinação de ácidos graxos saturados, monoinsaturados e poli-insaturados e é livre de gorduras trans. Além disso, a gordura de palma possui um teor elevado de vitamina E, um antioxidante natural.

O Guia Alimentar para a População Brasileira estabelece recomendações práticas para a população com relação à seleção de alimentos fontes de gorduras. As recomendações podem ser acessadas na íntegra no endereço: http://nutricao.saude.gov.br/guia_conheca.php

. Por: Dra. Priscilla Lopes da Fonseca Abrantes Sarmento, Especialista em Cirurgia Vascular e Angiologia pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular, Mestre e Doutora em Radiologia Clínica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

. Por: Dr. Hélio Castello, Cardiologista Intervencionista, Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Mestre em Cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Diretor de Qualidade Profissional na Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira