Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/11/2013 - 06:46

Projeto de educação integral fortaleceu Rede Abraço da Região dos Amarais em Campinas

A Rede Abraço da Região dos Amarais, em Campinas, que está completando 15 anos de atividades em 2013, foi uma das redes de educação integral apoiadas pelo Fundo Juntos pela Educação, entre 2006 e 2010, como parte do primeiro ciclo do Programa pela Educação Integral. No final de 2013 está sendo concluída uma trajetória de oito anos do Programa, que teve o seu segundo ciclo entre 2011 e 2013, com apoio a sete projetos no Nordeste.

A iniciativa lançada em 1999, com ativa participação da União Cristã Feminina e Escola Estadual 31 de Março, consolidou-se como uma das principais ações comunitárias em Campinas, tendo sido o alimento de uma das mais consistentes redes de integração e ação social na cidade. A região dos Amarais, que envolve os Jardins Santa Mônica, São Marcos, Campineiro e outros bairros próximos, sempre conviveu com o estigma, mas hoje é referência em mobilização e protagonismo da comunidade.

O momento culminante do ano da Rede é a realização do Abraço Educativo e Social da Região dos Amarais, que no último dia 20 de outubro teve a sua 15ª edição, com o tema do “resgate da infância perdida”.

Marionetes, telefone sem fio, pipa e pião na barraca das brincadeiras, coral da Terceira Idade cantando e encantando, feiticeiras, princesas e fadas incendiaram a imaginação das crianças e do povo em geral que participou do evento, nas ruas laterais da sede da União Cristã Feminina.

Entre 2006 e 2010, a Rede Abraço foi a protagonista do Projeto Além das Letras, um dos projetos apoiados no período pelo Fundo Juntos pela Educação, como parte do primeiro ciclo do Programa pela Educação em Tempo Integral. A formação de educadores e o incentivo à leitura foram pontos-chave do projeto, que resultou na estruturação de bibliotecas e espaços de leitura em todos os parceiros. São estes parceiros do Além das Letras, somadas a outras organizações, que continuam integrando a Rede Abraço, dedicada sobretudo à proteção dos direitos da infância e juventude na Região dos Amarais. Para isso, atua na perspectiva do Eixo de Controle, do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

O Fundo Juntos pela Educação foi constituído em 2004 pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A, tendo como co-fundador o fundo Vitae. O Vitae encerrou suas atividades em 2005, mas destinou importante aporte no início do Fundo Juntos pela Educação.

O Programa pela Educação em Tempo Integral foi a primeira iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, com o propósito de apoiar, com recursos financeiros e assessoria técnica e gerencial, projetos visando a formação de redes comunitárias, em territórios específicos, de alta vulnerabilidade social. Estas redes, compostas por escolas públicas, associações e centros comunitários, centros e postos de saúde, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), entre outros parceiros, proporcionaram educação em tempo integral para crianças e adolescentes dos territórios contemplados.

Na primeira edição, entre 2006 e 2010, foram apoiados projetos no município de Campinas, no interior de São Paulo, e em três municípios do estado da Paraíba: a capital, João Pessoa, e mais Lucena e Santa Rita. Participaram do primeiro ciclo mais de 100 organizações parceiras dos 10 projetos apoiados.

Na segunda edição, entre 2011 e 2013, a iniciativa passou a ser denominada como Programa pela Educação Integral, com a ênfase na promoção do desenvolvimento integral do ser humano, em todas as suas dimensões, a partir de uma educação de qualidade e inclusiva, promovida pelas redes comunitárias locais, voltadas para o desenvolvimento de base.

No Ceará, foram apoiados os projetos Ecomuseu de Maranguape, em Maranguape; Nossas Histórias, em Fortaleza; Hora do Jogo e Caldeirão das Artes, ambos em Horizonte. Em Pernambuco, são apoiados os projetos Solidariedarte, em Igarassu; Brincando com os Sons, em Olinda; e Construindo saberes e direitos através da Educação Integral, em Recife.

O Encontro de Formação e Acompanhamento que acontecerá em Fortaleza, nos dias 26 e 27 de novembro, será o último grande evento dessa trajetória de oito anos do Programa pela Educação Integral. Durante o Encontro será lançada, pelas próprias organizações componentes do segundo ciclo do Programa, a Rede Nordeste pela Educação Integral.

O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais.

O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.

O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira