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28/11/2007 - 09:53

Michelin Refill: o pneu usado fica novo de novo


No Brasil, a recapagem é realizada em mais de 80% dos pneus de carga vendidos – na França, este índice é de apenas 45%. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Qualimétrica com transportadoras e autônomos, a pedido da Michelin, o pneu recapado é uma opção incorporada na cultura de mercado e tem um peso importante sobre o custo total de uma frota, assim como a carcaça, que faz parte do ativo das empresas e é encarada como bem de valor.

« Para que os benefícios da recapagem possam ser notados e todo o potencial do pneu possa ser aproveitado, porém, é preciso que a sua carcaça suporte a reforma e que o serviço seja feito por profissionais comprometidos com a qualidade, proporcionando maior durabilidade aos pneus e economia ao transportador », destaca Nour Bouhassoun, diretor Comercial para Pneus de Carga da Michelin América do Sul.

A busca pela melhoria constante na qualidade destaca a Michelin no mercado que, como parte de seu posicionamento estratégico, avança no desenvolvimento de novas tecnologias que aumentam ainda mais a durabilidade do pneu. E mais uma vez sai na frente com o lançamento do Refill.

O Refill é um novo serviço exclusivo para a carcaça com Tecnologias de Durabilidade Michelin que engloba: Banda de Rodagem Michelin + Processo Michelin + Sistema de Qualidade Michelin, apoiado pela Garantia Refill. Esse conjunto proporciona um rendimento quilométrico superior a 40% na vida total do pneu, se comparado à atual oferta do mercado, e faz o pneu usado Michelin ficar novo de novo, permitindo o máximo aproveitamento de sua vida útil. « Esta é uma importante inovação no mercado de pneus de carga. O resultado é uma economia inédita no custo por quilômetro rodado para o cliente e maior vantagem competitiva no mercado de transportes. O pneu entra usado e sai novo, com uma qualidade igual à de quando foi fabricado », enfatiza Bouhassoun.

Com o Refill, depois da primeira vida, a carcaça Michelin é submetida a uma espécie de teste para validação de sua condição e recebe uma banda de rodagem com composto de borracha inovador. « Acabamos de lançar a gama de bandas de rodagem E2+, de uso rodoviário, para atender ao Refill. Este composto conta com um processo de co-extrusão, que une dois tipos de borracha, na mesma banda, e propicia menor aquecimento da carcaça, garantindo mais vida para o pneu.

No processo, os diferenciais estão nas novas máquinas: EPD – Electronic Perforation Detector: sistema eletrônico de identificação de microfuros, furos e danos no interior do pneu imperceptíveis a olho nu (ganho em média de 20% na qualidade da detecção);

CCA – Computer Controlled Application: aplicação automatizada da goma de ligação, por extrusão, garantindo adequadamente o preenchimento das escariações e a uniformidade desta interface em toda a superfície da carcaça Michelin. Nesta operação eliminamos as possíveis bolhas de ar entre as rugosidades provocadas durante a raspagem. Sobre esta base, aplicamos automaticamente, de forma tensionada e centrada, a banda de rodagem, garantindo a perfeita adesão à carcaça Michelin. A grande vantagem deste processo é a garantia da integridade da carcaça Michelin para a rodagem.

Para garantir ainda mais a qualidade do serviço Refill, a Michelin introduziu um Sistema de Informação que possibilita o acompanhamento do pneu durante a sua vida útil. Ao rastrear o produto, o sistema permite o acompanhamento individual das carcaças em todas as etapas do processo Refill, o registro e o controle da garantia, além do acompanhamento à distância de cada licenciado Michelin.

« A Michelin, líder na fabricação de pneus para os segmentos de caminhões e ônibus, inova mais uma vez, por ser o único fabricante a oferecer aos clientes o ‘refil’ do pneu. Uma solução única e durável. E apoiada pela Garantia Refill, que certifica ao cliente a realização do novo processo mais de uma vez na carcaça Michelin », diz Bouhassoun.

O serviço será realizado em unidades licenciadas Refill, nas quais o mesmo rigor do sistema de qualidade de fábrica Michelin é aplicado. A empresa exige também que o licenciado possua e mantenha a certificação ISO 9001:2000. Inicialmente, o Refill está disponível na revenda Treviso, em Betim (MG), e na fábrica da Michelin em Itatiaia (RJ).

Tecnologias de Durabilidade Michelin - Para que todos os benefícios do Refill sejam aproveitados, é imprescindível que a carcaça conte com “Tecnologias de Durabilidade Michelin”, inovações tecnológicas que tornaram a carcaça radial do pneu sem câmara mais robusta, segura, resistente e durável.

« O lançamento do Refill é a continuidade de um processo que vem sendo desenvolvido há alguns anos. Primeiro, reforçamos a carcaça dos pneus. Agora, inovamos mais uma vez ao oferecer ao mercado uma solução que vai ao encontro da estratégia da Michelin em aprimorar continuamente seus produtos e serviços », afirma o diretor da empresa.

A missão da Michelin é contribuir de maneira sustentável para a mobilidade das pessoas e dos bens. Assim, o Grupo fabrica e comercializa pneus para todo tipo de veículo, incluindo aviões, automóveis, motocicletas, equipamentos de mineração e terraplenagem, caminhões e até mesmo para os ônibus espaciais da NASA. A Michelin também presta serviços online de ajuda à mobilidade (ViaMichelin.com) e edita guias turísticos, de viagem, de hotelaria e de alimentação, mapas e atlas rodoviários. O Grupo, cuja sede é localizada em Clermont-Ferrand (França), está presente em 170 países, emprega 124 mil pessoas no mundo inteiro e possui 69 unidades industriais implantadas em 19 países. || (www.michelin.com)

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