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27/11/2013 - 07:41

Mercado de Impressão brasileiro demonstra crescimento de 21,1% no 3T13

Equipamentos com tecnologia laser alcançaram a marca histórica de 279 mil unidades vendidas.

São Paulo – O mercado brasileiro de impressão movimentou 1,03 milhão de equipamentos no terceiro trimestre de 2013, o que significa um crescimento de 10,2% em relação ao segundo trimestre e de 21,1% em relação ao mesmo período em 2012. Os dados são da IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.

Atualmente responsável por aproximadamente 28% da demanda, os equipamentos com tecnologia laser alcançaram o maior volume de vendas já registrado em um único trimestre no Brasil. Foram mais de 279 mil equipamentos comercializados de julho a setembro. Um dos fatores responsáveis pela marca histórica foi a performance dos equipamentos multifuncionais, que também alcançaram a maior participação no Brasil - 60% de todo o volume de equipamentos laser.

Segundo Diego Silva, analista de mercado da IDC Brasil, “com a aproximação entre os preços de impressoras e multifuncionais, o usuário está disposto a despender um pouco mais de seus recursos para obter mais funcionalidades em um equipamento de impressão”.

Confirmando as expectativas da IDC, mesmo com sinais de atenção e postergação de investimentos em TI nos últimos trimestres, o segmento corporativo voltou a ter a demanda por equipamentos de impressão aquecida, tanto na aquisição de hardware, como também na contratação de serviços gerenciados de impressão.

No mercado jato de tinta os resultados do terceiro trimestre também foram positivos, com um crescimento de 11,1% em relação ao trimestre anterior, e 18,7% em relação ao terceiro trimestre do ano de 2012.

A IDC Brasil acredita que um dos fatores responsáveis pela recuperação do mercado jato de tinta no País foi a boa aceitação dos equipamentos com características mais robustas (business inkjet), que contêm funções e aplicações mais abrangentes, e visam os usuários corporativos de pequenas e médias empresas, além dos usuários domésticos e profissionais liberais. “Mesmo com a relevante recuperação neste trimestre, o mercado jato de tinta ainda está passando por um movimento de readequação com novos patamares de demanda”, diz Silva.

As ações de precificação dos fabricantes no período pós-crise (2008), por um lado garantiram excelentes volumes de vendas, mas, por outro, condicionaram a demanda às faixas de preços extremamente baixas. Tais movimentações tinham o objetivo de recuperar a lucratividade por meio da venda de suprimentos de impressão, fato que no mercado brasileiro não ocorre com tanta facilidade. Dentre outros fatores, a sensibilidade aos preços e a grande oferta de suprimentos não originais acabaram forçando os fabricantes a repensar suas estratégias.

A oferta de produtos wi-fi também foi outro fator que impactou positivamente o mercado, em função do avanço da mobilidade (tablets, smartphones e notebooks) nos segmentos doméstico e de pequenas empresas.

A IDC é a principal provedora global de inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para as indústrias de tecnologia da Informação e telecomunicações. A companhia apoia profissionais de TI, executivos de negócios e investidores na tomada de decisões relativas a compras de tecnologia e estratégias empresariais. Mais de mil analistas de mercado proveem conhecimentos e experiência locais, regionais e globais em tecnologia, oportunidades e tendências em mais de 110 países em todo o mundo. Há mais de 45 anos a IDC fornece informações estratégicas para ajudar os clientes a alcançarem seus objetivos de negócios. A IDC é subsidiária da IDG, companhia líder em mídia, pesquisa e eventos na área de tecnologia. [www.idcbrasil.com.br].

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