Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2013 - 08:21

Novembro Azul | Campanha alerta para o câncer de próstata

No Brasil, um em cada grupo de seis homens pode ser acometido pela doença. Prevenção ainda é a melhor alternativa.

O movimento Novembro Azul, realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida, visa orientar a população masculina sobre a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de próstata. A campanha é realizada este mês devido ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro. Em todo o Brasil, inúmeras palestras e ações já estão sendo realizadas em prol da conscientização acerca da doença.

Segundo o urologista da Criogênesis, Dr. Silvio da Ressurreição Pires, o câncer de próstata é mais comum a partir dos 40 anos e, à medida que a idade avança, maior o risco do indivíduo apresentar a doença. “Atualmente, no país, um em cada grupo de seis homens pode apresentar o problema e um em cada grupo de 36 portadores poderá ir a óbito, de acordo com a SBU”, calcula.

O médico explica que a próstata é uma glândula que se localiza no centro da região pélvica. Em volta dela ficam a bexiga e o reto. Ligadas à glândula estão as vesículas seminais, que produzem 70% do sêmen. O restante do líquido seminal vem da próstata, que corresponde a 25%, e dos testículos, 5%. “A próstata é importante, em especial, pelo sêmen que produz. No entanto, ela pode ser acometida de males como a prostatite, que é a inflamação por microorganismos, a hiperplasia, que é o crescimento benigno da próstata, mas que dificulta a micção e o câncer, que pode ser fatal”, alerta.

É importante lembrar que o câncer de próstata possui traço genético, sendo assim, indivíduos com histórico familiar são cinco vezes mais suscetíveis a desenvolvê-lo. Porém, ainda que não existam casos na família, a pessoa pode ser adquirir a doença, sobretudo, por conta de riscos relacionados a uma alimentação rica em gordura, sedentarismo, obesidade e estresse.

Algumas medidas básicas são essenciais para a prevenção da doença. Manter o peso sob controle, adotar uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, a fim de controlar o estresse, estão entre as principais precauções. “A partir dos 40 anos também é fundamental fazer um check-up recomendado pelo especialista, que consiste em um exame de sangue e toque retal. Atualmente, existem vários tipos de tratamentos contra a doença, contudo, o mais importante é diagnosticá-la no começo, sendo fundamental tanto para a cura, quanto para evitar sequelas”, orienta Dr. Pires.

A Criogênesis nasceu em São Paulo e possui mais de 10 anos de experiência no mercado brasileiro. A clínica é referência em serviços de coleta e criopreservação de células-tronco e em medicina reprodutiva. Sua missão é estimular o desenvolvimento da biotecnologia através de pesquisas, assegurando uma reserva celular para tratamento genético futuro.[www.criogenesis.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira