Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2013 - 08:55

ESPM Rio lança pós-graduação em Jornalismo Investigativo

Evento em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo(Abraji) promove debate com Glenn Greenwald e Mauri König e tem mediação de Marcelo Beraba.

No dia 02 de dezembro, às 10h, a ESPM Rio realiza seminário de lançamento do novo curso de pós-graduação em Jornalismo Investigativo. Em parceria com a Abraji, o evento tem como convidados Glenn Greenwald, jornalista que revelou em primeira mão a espionagem norte- americana em todo o mundo e Mauri König, diretor da Abraji e repórter da Gazeta do Povo premiado com o María Moors Cabot 2013 (premiação dada a jornalistas do hemisfério ocidental que contribuem com seu trabalho para melhorar as relações no continente americano e fomentar um maior entendimento). Como mediador do debate, Marcelo Beraba, diretor da sucursal do Estadão no Rio e também diretor da Associação.

Desenvolvido com o objetivo de aprimorar as habilidades dos profissionais interessados em apurações de matérias do gênero, o curso tem um programa que alia a reconhecida competência da Abraji em treinamentos e técnicas de reportagem com a expertise de a metodologia acadêmica da ESPM Rio.

As inscrições para o Seminário podem ser feitas nos endereços: www.espm.br (Agenda de eventos) ou http://www.espm.br/seminario-jornalismo-investigativo

Sobre a pós: o curso de pós-graduação em Jornalismo Investigativo terá início em abril de 2014 e a duração será de aproximadamente 24 meses, com carga horária de 360 horas/aula.

Dentre as disciplinas oferecidas estão Ambiente Jornalístico, Fundamentos e Métodos de Reportagem Investigativa, Ética Jornalística, Sistema de Informação, RAC – Excel e Bases Online, Jornalismo de dados e Dataviz, Análise e Investigação de Documentos Públicos, Estatística, Reportagem Multiplataforma, Cobertura de Política Brasileira, Cobertura de Política Internacional, Finanças, Cobertura de Mercado Corporativo, Cobertura Esportiva, Cobertura Ambiental/Sustentabilidade, Cobertura de Crime Organizado, Medidas de Proteção para Jornalistas em Coberturas de Conflito Armado e, por fim, o projeto de conclusão.

Segundo Leonardo Mancini, coordenador da pós, o objetivo é aprimorar as habilidades de jornalistas brasileiros interessados em apurações de matérias investigativas. “Durante o percurso, os alunos serão levados a compreender o mercado jornalístico, conhecer as principais ferramentas e tecnologias utilizadas em apurações complexas e ainda terão contato com profissionais renomados do meio”, explicou Mancini.

Para Angelina Nunes, diretora da Abraji, o curso será uma oportunidade de usar novas técnicas, aliadas a uma excelente apuração e tendo em mente o apuro de um bom texto e o rigor da checagem e da análise dos dados.

Seminário de lançamento da Pós-Graduação em Jornalismo Investigativo, dia 02 de dezembro de 2013 (segunda-feira), às 10h, Rua do Rosário, 90 – Auditório (Centro), Rio de Janeiro.Inscrições através do site, no endereço: www.espm.br Inscrição: www.espm.br.(Agenda de eventos) ou www.espm.br/seminário-jornalismo-investigativo.. Mais informações no e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (21) 2216-2002.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira