Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2007 - 07:27

Tecnologia brasileira a serviço da saúde norte-americana

Centro Médico da Universidade de Nova York implanta Módulo Risk Manager para melhorar processos de compliance.

São Paulo― O Centro Médico da Universidade de Nova York (NYUMC - New York University Medical Center, na sigla em inglês), que congrega a Escola de Medicina da Universidade de Nova York e outros quatro hospitais, tinha como principal desafio atender diferentes leis de regulamentação e do governo dos Estados Unidos. E a Módulo, empresa brasileira especializada em gestão de riscos e compliance, foi escolhida para auxiliar nesse projeto.

O NYUMC é obrigado a atender diferentes normas de conformidade, entre elas HIPAA (Health Insurance Portability and Accountability Act), SOX (Sarbanes-Oxley), Fisma (Federal Information Security Management Act, lei criada pelo congresso americano que regulamenta a Segurança da Informação em órgãos governamentais) e NIST (National Institute of Standards and Technology, órgão que desenvolve os padrões técnicos de segurança do governo americano). Além disso, havia a necessidade de adequação ao modelo de boas práticas Cobit (Control Objectives for Information and Related Technology).

Cumprir essa diversidade de padrões e regulamentos consumia, segundo o NYUMC, 15% do tempo de produtividade dos funcionários da área de TI. Hai Ngo, gestor de Segurança da Informação do NYUMC e responsável por definir os procedimentos para compliance, realizava o processo de avaliação de riscos junto com a sua equipe. Apesar dos esforços, desempenhar esse trabalho de forma manual era uma tarefa trabalhosa, uma vez que se trata de um complexo hospitalar com cerca de 20 mil funcionários.

A solução - No começo de 2007, Ngo procurou um software que pudesse ajudar na avaliação e no processo de compliance do NYUMC e elegeu o Módulo Risk Manager para ser implantado no centro médico. “Procurávamos uma solução que pudesse oferecer uma estrutura aberta. Assim, não seria necessário fazer avaliações separadas”, afirma o CSO do NYUMC.

A ferramenta foi adaptada às carências do complexo que forma o centro médico. Como automatiza os processos de análises de riscos relacionados às variadas regulamentações, a tecnologia mapeou os componentes do negócio que passariam por auditoria. Pelo fato de diferentes pessoas terem acesso aos dados de um servidor, foi necessário fazer a customização do software de modo a permitir a entrada de senhas de maneira segregada. “Tudo isso foi corrigido em apenas dois dias”, explica Alan Mattson, vice-presidente da área de negócios da filial de Nova York da Módulo. Ngo completa que a ferramenta atendeu às necessidades do centro médico. “Esperamos expandir o uso do software para outras áreas”, afirma.

Sobre a Módulo – A Módulo é uma empresa brasileira, com sede no Rio de Janeiro e atuação internacional, especializada em tecnologia para Gestão de Riscos. Atua nas áreas de software e consultoria, oferecendo, há 22 anos, soluções inovadoras.

Nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, a Módulo foi a fornecedora do software Risk Manager, tecnologia para gestão de riscos que apoiou a prevenção, monitoramento e controle de incidentes e crises durante todo o evento.

Primeira empresa de segurança da informação no mundo certificada ISO 27001, e ISO 9001 desde 1998, a Módulo conta com clientes de todos os setores, tendo participado de projetos internacionalmente reconhecidos como as eleições eletrônicas brasileiras, a entrega de imposto de renda via Internet e o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Dentre os prêmios recém-conquistados destacam-se o Microsoft Partners Awards (Categoria Excelência em Gestão de Segurança) e o Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica (Etapa Região Sudeste). || www.modulo.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira