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27/11/2013 - 09:03

Desmitificando a meta em sete passos

Não é novidade que o comportamento de estabelecer metas é um dos fatores mais importantes, se não for o mais, para obter resultado em qualquer atividade que fazemos. Com isso, muitos querem fazê-lo, mas poucos sabem como. Diante tal constatação, listo aqui, de forma prática e objetiva, os sete Ds para tornar este comportamento um hábito. Mas, antes das dicas, selecione um assunto para o qual gostaria de estabelecer uma meta e anote no papel.

1.Determine qual é o objetivo que você deseja atingir -O primeiro passo é determinar o que quer, onde deseja chegar – isto é importante porque quando não existe uma definição, qualquer lugar está bom. E não se esqueça: o objetivo deve ser atingível, mas tem que ter algum desafio, aquele friozinho na barriga.

2. Defina o tempo para acontecer-Todo objetivo precisa ter um prazo para acontecer, ou até mesmo, uma data específica. Definir apenas o próximo ano é muito vago, afinal ele tem 365 dias e isto é muito tempo. Caso não seja possível definir um dia certo no calendário, defina “até tal dia”, como por exemplo, 31 de dezembro de 2014.

3. Divida o tempo que falta para o dia “D” em intervalos menores -É de extrema importância dividir o tempo em períodos menores. Por exemplo: se falta um ano para o dia final proposto para atingir a meta, o ideal é dividir este ano em meses. Se o objetivo final está definido para daqui um mês, bimestre ou trimestre, dividir este tempo em semana e, caso seja semanal, separe em dias e assim sucessivamente.

4. Distribua o objetivo dentro desses intervalos -Uma vez definidos tempo e intervalos menores, a próxima tarefa é distribuir o objetivo entre estes espaços. Se a meta for R$ 40 mil em um mês, será R$ 10 mil por semana. A dica é válida para unidades produzidas, clientes atendidos e para quase tudo.

5. Delegue entre os que estão envolvidos -Se houver mais gente envolvida na meta, como por exemplo, o faturamento de uma loja que tem vendedores. O objetivo de atingi-la deve ser delegado atribuindo uma parte para cada um dos envolvidos. Seguindo o mesmo exemplo do item anterior, com dois vendedores: R$ 40 mil para o mês, R$ 10 mil para cada semana, R$ 5 mil para cada vendedor por semana.

6. Direcione aqueles que estão envolvidos no processo -Muitas pessoas têm dificuldade de lidar com metas e um dos motivos pode ser bloqueio adquirido em alguma experiência frustrada com o tema. Por isso, ao delegar uma meta a alguém, é muito importante direcionar como o objetivo deve ser perseguido. Solicite ações simples como: ofereça isto, ligue para tal pessoa e faça tais prospecções.

7.Discuta com os envolvidos o desempenho individual ao final de cada intervalo -Durante o tempo em que você estiver correndo atrás da meta, é muito importante monitorar o ponto que está e se falta muito para alcançar o objetivo. O ideal é que todas às segundas-feiras, a equipe se reúna para checar e discutir as performances da última semana, comparando o valor alcançado com a meta definida para o período.

. Por: Renato Maggieri, consultor de negócios, palestrante e apaixonado por empreendedorismo e decidiu aplicar seus conhecimentos em comportamento voltados para resultados em benefício dos empreendedores, ajudando-os a potencializarem seus lucros. Em quatro anos, já atendeu aproximadamente 100 empresas deste perfil dentro um programa nacional de empreendedorismo, dando a oportunidade a cada vez mais empresários de criarem e manterem um negócio de sucesso. Possui dois títulos MBA – em Gestão Empresarial, pela FGV e Executive Seminars, pelo Rockford College – e tem grande experiência no trabalho com empresas de diversos segmentos e portes, que lhe garantiu conhecimento das causas de problemas e soluções comuns dos empresários

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