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28/11/2013 - 07:50

Principais aeroportos da China aumentam em até 23% o investimento em TI

Autosserviço é o objetivo até 2016, segundo pesquisa da SITA.

O investimento em TI dos principais aeroportos da China continental deve aumentar em até 23% de 2012 para 2013, mais que o dobro da taxa de crescimento de receita de 11% em relação ao mesmo período em 2011. Os investimentos devem crescer ainda mais no país, já que 80% dos aeroportos esperam destinar uma parcela maior de seu orçamento para as soluções de TI no próximo ano, enquanto o país se prepara para gerenciar mais de 870 milhões de passageiros até 2016.

Esses são os resultados da SITA/ACI/Airline Business Airport IT Trends Survey, realizada pela SITA - líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo -, que este ano, contou com a participação de representantes dos 25 principais aeroportos da China Continental. Juntos, esses aeroportos representam 66% do tráfego total na China, ou seja, 453 milhões de passageiros.

A análise também mostra que a adoção do autosserviço ainda está em fase inicial na China continental. Apenas 8% dos aeroportos informaram que possuem os quiosques de autoatendimento como principal canal de check-in.

Mas até 2016, a tecnologia de autoatendimento se tornará um dos principais canais dos aeroportos. Até então, 54% dos aeroportos esperam que a maioria dos passageiros utilizem os quiosques de autosserviço na hora de fazer o check-in. Mais de 70% dos aeroportos planejam implementar novas iniciativas de autoatendimento em suas áreas de check-in, incluindo impressão de etiquetas de bagagens e assistência para o despacho de bagagens.

As novas tecnologias de informação voltadas para o passageiro se tornarão parte integrante das estratégias de atendimento ao cliente dos aeroportos, que irão integrar, cada vez mais, as mídias sociais com os aplicativos móveis

May Zhou, vice-presidente e diretor-geral da SITA na China, diz: “O principal desafio para os aeroportos chineses é manter a rapidez do atendimento com o aumento no número de passageiros. Até 2016, podemos esperar mais de 200 milhões de passageiros a cada ano na China. É por esse motivo que os aeroportos estão investindo em tecnologia. A ideia é simplificar suas operações e melhorar a experiência do passageiro. A tecnologia da informação irá desempenhar um papel fundamental na gestão do crescimento rápido do país em viagens aéreas, assegurando aos passageiros, uma viagem perfeita através de seus aeroportos.”

A pesquisa da SITA revela a importância das mídias sociais para aeroportos na China. Até 2016, mais de 87% dos 25 principais aeroportos chineses planejam usar as mídias sociais para fornecer informações de status de voo. Os aeroportos chineses estão à frente do resto do mundo nesta área: 42% já implementaram 'notificações sobre status de aeroporto' através de mídias sociais, acima da média global de 29%.

Os aeroportos chineses reconhecem a importância que a tecnologia móvel terá no futuro e, até o final de 2016, quatro em cada cinco aeroportos esperam que o celular seja o canal dominante para a comunicação de atendimento ao cliente. Os aplicativos móveis terão um papel fundamental na interação de passageiros, principalmente para fornecer os status em voos e no aeroporto, e para atendimento ao cliente.

Quase metade (48%) dos aeroportos chineses está investindo em soluções de Business Intelligence (BI) para operações aeroportuárias, que transformam dados em informações úteis e acionáveis. No entanto, as partes interessadas do aeroporto nem sempre estão dispostas a compartilhar os seus dados, o que pode desacelerar o progresso.

Os aeroportos chineses que participaram da pesquisa planejam aumentar seus gastos totais de TI para 5,85% das receitas, superior ao 5,43% da receita dos aeroportos mundiais, ainda este ano. Em 2012, os aeroportos chineses gastaram 5,25% de suas receitas em TI, contra 4,9% das receitas globais.

Esses investimentos em tecnologia acontecem em um momento em que mais da metade de todos os aeroportos chineses pesquisados ??também está investindo em reformas, ampliações e construções de novos terminais, já prevendo o futuro crescimento do número de passageiros. De acordo com as estimativas da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), o tráfego de passageiros na China deve chegar a 873 milhões em 2016, um aumento de 29%, em relação aos 679 milhões em 2012.

A pesquisa: [www.flightglobal.com/Itzone].

Perfil - A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A SITA entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes em todo o mundo, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.

O portfólio da SITA inclui gerenciamento da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e operações de linha aérea comercial de passageiros, operações de voo, de aeronaves e comunicação dos aviões com a equipe de terra, gestão dos aeroportos, operações de bagagens, segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em termos de atendimento, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para os aplicativos de TI.

A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é o principal fornecedor de conectividade em voo, e CHAMP Cargo systems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A SITA também opera duas joint ventures que prestam serviços à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento seguro da identidade eletrônica.

A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 450 membros da indústria de transporte aéreo e 2.800 clientes em mais de 200 países e territórios. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$ 1,57 bilhão, em 2012. [www.sita.aero].

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