Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2013 - 07:25

Trem do Samba: uma semana de comemoração em homenagem ao partido alto


No dia 07 de dezembro, 32 vagões saem da Central do Brasil com destino a Oswaldo Cruz, reunindo uma extensa programação de shows dedicados ao samba.

Da Central do Brasil a Oswaldo Cruz não há nada igual no calendário da Cidade Maravilhosa que inspire mais a cultura do samba. Criado em função do Dia Nacional do Samba, o Trem do Samba chega a sua 18ª edição. O evento começa no dia 02 de dezembro quando uma série de shows, incluindo, entre outros, Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Martinália e Almir Guineto, agitará os palcos montados em Oswaldo Cruz. Mas é no dia 07 de dezembro (sábado) que a festa tem seu auge: nesta data, quatro trens e 32 vagões já estão reservados para levar o público ao bairro.

A programação começa a partir das 15h, na Central do Brasil, com shows das Velhas Guardas dessas e outras tradicionais escolas — como Mangueira, Salgueiro e Vila Isabel —, além de Nelson Sargento, Monarco, Noca da Portela e Marquinhos de Oswaldo Cruz, este último, músico e idealizador do projeto. De lá, partem cinco trens rumo ao bairro de Oswaldo Cruz. É lá que seis palcos estarão montados para recriar e celebrar o samba de raiz.

Durante a semana toda, atividades culturais vão acontecer na Tenda do Saber para celebrar o ritmo. A partir do dia 2 de dezembro, das 14h às 22h palestras e filmes vão abordar curiosidades sobre o gênero musical. O ingresso será 1 quilo de alimento não perecível ou um livro.

“O Trem do Samba nasceu com o objetivo de promover a interação entre os grandes nomes do samba e o público, além de levar conhecimento por meio do resgate dessa cultura. O que nós estamos fazendo é uma recriação das rodas de samba tradicionais”, afirma Marquinhos de Oswaldo Cruz.

Trens rumo a Oswaldo Cruz e muita música no bairro dos bambas - No dia 07 de dezembro (sábado), a partir das 18h20, os trens começam a sair da Central do Brasil em ritmo de samba com destino a Oswaldo Cruz. Cada composição terá cerca de oito vagões com diversas atrações como o Clube do Samba, Sambalegre, Bloco Manga Preta, Pagode do Balde, Nossa Arte, entre outras. “Como em todas as ações, no trem a participação do público é muito importante. Incentivamos todos a levarem os seus cavaquinhos, banjos, pandeiros, cuícas e tamborins para fazermos uma grande festa do samba”, diz Marquinhos.

Já em Oswaldo Cruz as atrações começam também a partir das 19h. Nos palcos Candeia e Alcides Malandro Histórico (ruas João Vicente e Átila da Silveira), se apresentam Pagode da Tia Doca, Marquinhos Diniz, Mauro Diniz, Toninho Geraes e Zé Luiz do Império. E para fechar com chave de ouro esses espaços, os consagrados Arlindo Cruz e Almir Guineto.

Outros quatro palcos estarão montados - na Praça Paulo da Portela, na Rua Adelaide Badajós, na Rua Joaquim Teixeira e na Rua Engenheiro José Carvalho Salgado - e emocionarão o público com o samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz, as velhas guardas da Portela, Império Serrano, Mangueira, Salgueiro e Vila Isabel e Dona Ivone Lara.

Além disso, rodas de samba em diversos pontos em Oswaldo Cruz vão animar o bairro a partir das 19h. Os bambas da vez são Clube do Samba, Grupo Manga Preta, Sobral da Serra, Parados na Ponte, Renascença, Pagode do Nelsinho e Wilma, Grupo da Analimar, Grupo Regente, Democráticos de Guadalupe e Bloco dos Cachaças.

O evento é gratuito, incluindo a entrada nos trens do dia 7, mas os organizadores pedem para, quem quiser, a doação de 1 kg de alimento não perecível, ajudando a garantir 1 milhão e 800 mil refeições com mais qualidade no mês de dezembro para cerca de 300 asilos, creches e orfanatos atendidos pelo Banco Rio de Alimentos, programa social do Sesc Rio que visa minimizar os efeitos da fome e do desperdício. No ano passado, o Trem do Samba arrecadou mais de 2,5 toneladas de alimentos para o Banco Rio / Sesc Rio.

Neste ano, os usuários de smartphones com sistema operacional iOS e Android poderão fazer download gratuito do aplicativo iTremdoSamba que servirá como guia de bolso do projeto. Entre as funcionalidades do aplicativo estão a possibilidade do usuário definir sua agenda com a seleção de shows favoritos, o mapa de Oswaldo Cruz por pontos de interesse entre palcos, rodas de samba e Tenda do Saber e a possibilidade de compartilhar fotos e comentários com os amigos via redes sociais Facebook e Twitter.

O Trem do Samba tem patrocínio da Secretaria de Estado e da Cultura, Prefeitura do Rio de Janeiro, Ambev, Petrobras e Caixa Econômica Federal. A programação completa dos três dias de evento pode ser consultada pelo [www.tremdosamba.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira