Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/11/2013 - 07:48

Inovações Ambientais

Inovações Ambientais são produtos, processos, métodos organizacionais, tecnologias ou modelos de negócios que reduzem significativamente o impacto ambiental negativo, quando comparados às alternativas anteriores. O livro Inovações Ambientais, novo lançamento da editora Elsevier, aborda o tema com o objetivo de contribuir para uma economia mais sustentável, do ponto de vista ambiental.

Organizada por Carlos Arruda e Flávia Carvalho, a obra apresenta as tecnologias para tratamento de efluentes, uso de algas para descontaminação de águas residuais, utilização da macaúba para produção de biodiesel, entre outras práticas. O livro também aborda políticas ambientais como o Protocolo de Kyoto, as oportunidades e obstáculos para a economia de hidrogênio. O título, também disponível na versão e-book, fala sobre as ecoinovações no contexto dos países, seus determinantes por tipo de impacto ambiental na Alemanha e as características das empresas que realizam inovações de impacto ambiental positivo no Brasil.

De acordo com os autores, a consciência ambiental está cada vez mais presente nas agendas políticas, por conta das evidências intensas do impacto que a ação humana tem exercido sobre a natureza. A necessidade de harmonizar o desenvolvimento econômico e a natureza chama atenção para uma grande mudança na forma como os negócios podem impactar o meio ambiente.

“As empresas são os motores do crescimento e desenvolvimento econômico, organizações capazes de gerar e disseminar mudanças e velocidades cada vez mais surpreendentes. É por meio delas que a transformação tecnológica e social exigida frente a um meio ambiente com recursos cada vez mais limitados (e caros) tomará dimensões endêmicas”, afirmam os organizadores.

Carlos Arruda, é doutor em Administração de Negócios Internacionais, Centro de Administração da Universidade de Bradford, Inglaterra (1992), Diretor Adjunto de Parcerias da Fundação Dom Cabral e Diretor Executivo do Conselho Consultivo Internacional. coautora os livros Internacionalização de empresas brasileiras, Competitividade Brasileira e Brazilian Competitiveness Report.

Flávia Carvalho é Doutoranda em Innovation Studies & Development pelo UNU-MERIT (Holanda), mestre em Política Científica e Tecnológica (Unicamp DPCT) e economista (Unicamp). Trabalhou em diversos projetos, em especial sobre a internacionalização de empresas de países emergentes, inovação e internacionalização e inovações ambientais. Coordenadora técnica do projeto Inovações Ambientais, do Núcleo de Inovação da Fundação Dom Cabral desde 2011, é professora e pesquisadora associada da FDC e professora do UNI-BH.

Editora Elsevier | Categoria: Profissional Negócios | Formato: Impresso - 16x23 cm/E-book. | 322 Páginas | Preço: R$ 89,90.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira