Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/11/2013 - 07:48

Taxa de desemprego em novembro pode ser a menor já registrada, segundo Catho-Fipe

Valor esperado de 4,6% pode ser o menor da série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, iniciada em 2002 .

A Taxa de Desemprego Antecipada para o mês de novembro de 2013, calculada com os dados imediatamente disponíveis na Internet e na base de dados da Catho, foi estimada em 4,6%. Se confirmado, este resultado iguala-se ao registrado em dezembro de 2012 como a menor taxa de desemprego já apurada pelo IBGE desde a introdução da atual metodologia, iniciada em 2002.

Os salários anunciados também indicam o bom momento do mercado de trabalho: houve aumento de 7,2% acima da inflação no Índice Catho-Fipe de Salários Ofertados nos últimos 12 meses. Essa variação é superior à registrada em outubro, de 5,5%, sendo também o segundo aumento consecutivo na variação anual.

Por outro lado, a relação entre novas vagas de emprego anunciadas e novos candidatos a um trabalho, medida pelo Índice Catho-Fipe de Vagas por Candidato (IVC), registrou queda, reforçando uma tendência iniciada em julho. Em novembro, houve 0,89 vaga por candidato. Esse nível é praticamente o mesmo de novembro de 2012 (0,88) e pode indicar uma relativa desaceleração na melhora das condições do mercado de trabalho.

Em seu conjunto, os indicadores apresentados reforçam a interpretação de que o mercado de trabalho, embora esteja menos pressionado do que em 2012, ainda está aquecido para quem busca um novo emprego se considerarmos os níveis históricos.

Taxa de Desemprego Antecipada:

.*A Taxa de desemprego do IBGE é calculada com base na Pesquisa Mensal do Emprego (PME), que abrange seis regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador.

Ao compilar e processar informações de currículos, anúncios de vagas e de contratações disponibilizados pela Catho, a Fipe calcula uma estimativa para a taxa de desemprego da Pesquisa Mensal de Emprego (PME/IBGE)*. A estimativa da Taxa de Desemprego Antecipada de novembro de 2013 é de 4,6%, com queda de 0,6 ponto percentual frente ao observado em outubro.

Este resultado representaria a menor taxa de desemprego já apurada pelo IBGE desde a introdução da atual metodologia da PME, iniciada em 2002.

A estimativa da Taxa de Desemprego Antecipada é feita por meio da técnica do “nowcasting”, que utiliza dados disponibilizados em “tempo real” para produzir informações e estatísticas precisas, sem a necessidade de esperar semanas ou meses até os institutos de pesquisa divulgarem os indicadores oficiais e defasados. No caso da Taxa de Desemprego, a Fipe cruza informações obtidas com buscas na Internet (por meio de palavras chave relacionadas a emprego, por exemplo) com informações de vagas, candidatos e contratações da Catho, além de outros dados econômicos e também a própria série da PME dos meses anteriores para estimar a taxa de desemprego do mês corrente, sempre divulgada no último dia útil do mês.

Índice Catho - Fipe de Vagas por Candidato (IVC)- A relação entre vagas e candidatos, medida pelo Índice Catho-Fipe de Vagas por Candidato, foi de 0,89 em novembro de 2013. Ou seja, para cada 10 novos candidatos que buscaram emprego, houve cerca de nove vagas novas anunciadas. Esse resultado representou queda de 0,06 vagas por candidato em comparação com o mês anterior, mas ainda assim foi ligeiramente superior a novembro de 2012, que foi de 0,88. Ao considerar o índice dessazonalizado, houve redução com relação ao observado em outubro de 2013, reforçando a tendência de queda do indicador iniciada em julho.

Vale notar que, apesar da queda recente do IVC, o índice é relativamente alto quando comparado com a sua média histórica (de 0,72). Ou seja, o mercado de trabalho continua com boas chances de se conseguir emprego.

Como interpretar o IVC? A complexa dinâmica do mercado de trabalho requer informações que vão muito além da proporção de desempregados ou do número de empregos existentes. Em particular, no caso brasileiro, não existem indicadores que reflitam a interação dos dois lados do mercado de trabalho, a oferta (candidatos) e a demanda (vagas). O Índice Catho-Fipe de Vagas por Candidato (IVC) pretende contribuir para suprir esta lacuna pois mostra a relação entre oferta e demanda por trabalho, cotejando a quantidade de novas vagas com a quantidade de novos currículos postados. Quando o IVC é 1, o número de vagas é igual ao número de candidatos, indicando um certo equilíbrio no mercado. Quando o IVC é menor que 1, há menos vagas que candidatos, indicando uma situação mais favorável para as empresas, que podem escolher entre muitos candidatos. Finalmente, quando o IVC é maior que 1, há mais vagas que candidatos, uma situação mais favorável para os trabalhadores que podem escolher entre diversas vagas e mais difícil para as empresas que têm dificuldade para selecionar trabalhadores.

Índice Catho - Fipe de Salários Ofertados - O Índice Catho-Fipe de Salários Ofertados acompanha a evolução dos salários oferecidos na página da Catho. Em novembro, o índice mostrou aumento real (acima do IPCA) de 7,2% nos últimos 12 meses. Esse aumento indica um maior ritmo de crescimento nos salários, já que em outubro a alta registrada havia sido de 5,5% em 12 meses. Um ano antes, os salários ofertados registravam aumento médio real superior, de 8,1%. [

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira