Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2007 - 07:58

Analista diz que corrida por norma contábil internacional começa em 2008

Com o Brasil prestes a se tornar um investment grade, os investimentos estrangeiros devem chegar a todo vapor nos próximos anos e um dos focos para essa injeção financeira é o mercado de capitais.

A Bovespa trabalha com expectativa de encerrar 2007 com cerca de 61 novos IPOs, mais que o dobro de 2006, quando foram registrados 26. Com isso o número de empresas listadas na Bovespa ultrapassa os 440.

“Apesar do grande número de empresas listadas na Bolsa, mais de 90% do total não estão adequadas aos padrões internacionais de contabilidade, que exigem detalhes minuciosos na apresentação do balanço que não são obrigatórios pelo modelo contábil brasileiro”, afirma Márcio Peppe sócio-diretor da BDO Trevisan.

Segundo ele, se o projeto de lei 3.741, que aguarda aprovação no Senado e que altera a legislação das companhias, chamada “Lei das SAs”, for aprovado, a corrida das empresas para se adequarem aos padrões internacionais será grande, porque companhias fechadas com faturamento anual acima de R$ 300 milhões ou patrimônio líquido acima de R$ 240 milhões, também serão obrigadas a publicar demonstrações contábeis com padrões internacionais. “A BDO Trevisan vem investindo pesado na contratação e treinamento de profissionais que possam atender a demanda e assessorar as companhias a se adequarem ao padrão IFRS, que são as normas contábeis européias”, conclui.

Márcio Peppe afirma que haverá muito trabalho e pouco tempo para adequar as companhias às normas internacionais até 2010, quando o IFRS será obrigatório para empresas listados na Bolsa e bancos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira