Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2007 - 08:01

Deputados dos EUA debatem parceria com Brasil

Presidente da Subcomissão para o Hemisfério Ocidental da Câmara norte-americana lidera comitiva amanhã na Comissão de Relações Exteriores.

O presidente da Subcomissão para o Hemisfério Ocidental da Comissão de Assuntos Estrangeiros da Câmara dos EUA, deputado Eliot L. Engel (D- Nova York), lidera delegação de nove membros da Casa dos Representantes norte-americana que virão debater com deputados brasileiros as relações entre os dois países. O encontro na Comissão de Relações Exteriores, às 9h30, no plenário 3, faz parte da visita que o grupo faz a cinco cidades brasileiras (Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Manaus e Foz de Iguaçu), de 26 de novembro a 1º de dezembro.

Depois do debate na comissão, os deputados e o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford M. Sobel, serão recebidos pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, no gabinete da Presidência.

Engel, que também é membro da Comissão de Energia e Comércio, apóia a cooperação entre o Brasil e os EUA na produção de biocombustíveis. Em setembro passado, Engels defendeu em Washington o Brasil como "o sócio correto para o desenvolvimento de um mercado de biocombustiveis na região". Em discurso na conferência anual da Corporação Andina de Fomento na capital norte-americana, Engel lembrou que os Estados Unidos consomem 21 milhões de barris de petróleo por dia e associou o programa de biocombustíveis como alternativa à produção de coca na região.

Em audiência para debater as relações entre o Brasil e os Estados Unidos na Casa dos Representantes (Câmara dos Deputados), em setembro, Eliot Engel acusou o governo dos EUA de ter negligenciado por muitos anos a parceria com o Brasil, que segundo ele, é estratégica para a consolidação da estabilidade democrática na região.

Parlamentares norte-americanos aprovaram no final de setembro a criação de um plano de ajuda e investimentos para a América Latina para o qual serão destinados US$ 2,5 bilhões. O anúncio foi feito em um momento em que os Estados Unidos buscam estreitar laços com a América do Sul, onde Washington acompanha com preocupação o aumento da influência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. | www.camara.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira