Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2007 - 08:02

Brasil e China distribuirão gratuitamente imagens de satélites para a África

Brasil e China anunciaram dia 28 de novembro, que distribuirão gratuitamente para todo o continente africano imagens do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS).

O anúncio, feito pela delegação brasileira na Cidade do Cabo, África do Sul, durante a quarta reunião do Grupo de Observação da Terra (GEO), contribuirá para aumentar a capacidade de governos e organizações na África utilizarem imagens de satélites para monitorar desastres naturais, desmatamento, seca e desertificação, ameaças à produção agrícola e à segurança alimentar e riscos à saúde pública.

O novo serviço prestado por Brasil e China representará contribuição importante ao sistema global de observação da Terra que está sendo promovido no âmbito do GEO e virá apoiar o desenvolvimento sustentável no continente africano. Além disso, dará impulso à cooperação internacional com vistas a permitir o pleno compartilhamento de dados de observação da Terra.

Além de prover imagens de alta qualidade, o Brasil está também comprometido com o fornecimento de software de processamento de imagens e outras ferramentas de interpretação, assim como treinamento a usuários africanos interessados.

Rompendo com o padrão de propriedade individual de satélites de sensoriamento remoto, Brasil e China estabeleceram, em 1988, uma parceria para a construção, lançamento e operação conjunta dos satélites CBERS. O Programa CBERS permite aos dois países produzir dados e imagens de seus vastos territórios a custo reduzido, constituindo-se em instrumento poderoso de auxílio na formulação de políticas públicas em áreas como monitoramento ambiental, desenvolvimento agrícola e planejamento urbano, entre outras.

O terceiro satélite da série CBERS (CBERS-2B) foi lançado com pleno êxito em 19 de setembro último. Há dois outros satélites, mais avançados, em fase de desenvolvimento – o CBERS-3 deverá ser lançado em 2010 e o CBERS-4, em 2012. Brasil e China já iniciaram discussões sobre o prosseguimento da cooperação bilateral nesse campo.

O satélite CBERS-2B permite a cobertura completa do planeta em um período de 26 dias, utilizando três sensores distintos. As imagens multiespectrais, com resolução de 20 metros, assim como outros dados, são transmitidos a três estações na China e a uma no Brasil, localizada em Cuiabá. Está em fase de planejamento a instalação de uma segunda antena em Boa Vista. O satélite carrega, ainda, um transponder para a coleta de dados ambientais a partir de plataformas espalhadas por todo o País. Esse sistema contribui para a obtenção de dados em regiões remotas como florestas tropicais, montanhas e lagos.

A distribuição de imagens CBERS para a África será possível graças à utilização de estações de recepção localizadas na África do Sul, no Quênia (de propriedade italiana), nas Ilhas Canárias (operada pela Espanha) e na Itália. A distribuição será feita por intermédio do sistema GEONetCast, estabelecido pelo GEO, bem como por outros esquemas de disseminação pela internet. O sistema de distribuição de dados CBERS para a África deverá estar em pleno funcionamento no início de 2008.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira