Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2013 - 08:35

Carioca Bárbara Melo é eleita presidenta da união brasileira dos estudantes secundaristas


Congresso da UBES começou quinta e terminou sábado [30 de novembro].Mais de sete mil estudantes de todo o Brasil participaram.Nova gestão foi eleita para os próximos dois anos e vai pressionar por passe livre.

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) encerrou no dia 30 de novembro (sábado), o seu 40º Congresso na cidade de Belo Horizonte. O encontro teve a participação de sete mil estudantes de todo o Brasil e definiu os rumos do movimento estudantil para os próximos anos e elegeu a nova diretoria da entidade. Na plenária final do encontro, realizado no ginásio do Mineirinho, a carioca Bárbara Melo, de 19 anos, foi eleita presidente da UBES e terá, a partir de agora, a responsabilidade de representar os mais de 50 milhões de estudantes do ensino médio, fundamental e técnico brasileiro.

Estudante da escola Oscar Tenório na capital fluminense e intensamente envolvida com a onda de manifestações brasileiras que tiveram sua explosão no mês de junho, Bárbara espera que a entidade, com mais de 65 anos, avance na luta pelo passe livre estudantil, na reformulação do ensino médio e nas lutas feministas. A eleição marca a continuidade de gestões de mulheres no movimento secundarista, com a saída da pernambucana Manuela Braga.

Do total de 2.209 votos, a chapa da nova diretoria da UBES “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós” obteve 82% dos votos, totalizando a preferência de 1.815 delegados. Também participaram as chapas “Oposição de Esquerda”, com 313 votos; “Reconquistar a UBES”, com 36 votos e “UBES é pra Lutar” com 33. Foram somados apenas quatro votos brancos e oito nulos.

O Congresso da UBES, que teve início no dia 28 de novembro, reuniu, por três dias, sete mil estudantes de todos os estados brasileiros nas cidades de Betim, Contagem e Belo Horizonte. Foram debatidos temas como passe livre estudantil, reforma política e gestão democrática. Além de assuntos como a emancipação feminina, o combate ao genocídio da juventude negra e os desafios do ensino técnico.

A plenária final aprovou resoluções importantes como a permanente luta da UBES pela reformulação do ensino médio, a defesa da democratização da comunicação e a convocação da Jornada Nacional de Lutas 2014, tradicional série de protestos organizado pelo movimento estudantil no mês de março.

65 anos de UBES-A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas é, ao lado da UNE (União Nacional dos Estudantes), a principal referência do movimento estudantil brasileiro, completando em 2013 os seus 65 anos de lutas e participação nos momentos mais decisivos da história do país. A UBES representa os alunos dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante e pré-vestibular do Brasil. Reúne em torno de si todos os grêmios das escolas públicas e particulares, além das entidades estaduais e municipais secundaristas.

Participaram do movimento secundarista personagens como a presidenta Dilma Rousseff, o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira e o ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel. Durante a ditadura militar, o estudante secundarista Edson Luis, morto no Rio de Janeiro, tornou-se símbolo da resistência ao regime.

Atualmente, a UBES luta em torno de temas como a qualidade educação, o passe-livre nos transportes públicos do país, o fim do racismo, machismo e homofobia nas escolas, a reforma do ensino médio, a democratização do acesso às universidades brasileiras, além de pautar questões ligadas ao cotidiano da juventude como a cultura, comunicação, meio ambiente, saúde e a política nacional sobre drogas. [www.ubes.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira