Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2013 - 08:41

Comitê Texbrasil Decor da ABIT dá dicas de aplicação de tecidos em paredes


Com o fim de ano chegando muitas pessoas apostam em pequenas reformas para dar uma repaginada no visual da casa. Uma ótima opção que tem ganhado espaço na decoração nos últimos tempos é a técnica de aplicação de tecidos nas paredes. Com ele o ambiente ganha um "ar" mais aconchegante e sofisticado, além de ser uma excelente opção para quem busca resultados rápidos e não quer lidar com grandes obras.

Ramiro Sanchez Palma, coordenador presidente do Comitê Texbrasil Decor de Tecidos para Decoração da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), dá algumas dicas de como deve ser feita a escolha do tecido e esclarece outras dúvidas a respeito de sua aplicação na parede.

Quais são os três tipos de tecidos mais indicados para aplicação na parede? Os tecidos mais indicados são os de maior gramatura, ou seja, mais pesados. Os tecidos muito leves usados normalmente na confecção de cortinas não são adequados. Nos tecidos mais pesados podemos usar tecidos lisos de preferência com uma textura leve. Em alguns casos pode-se utilizar damascos sombreados que não definem claramente desenho. E por fim os tecidos estampados e jacquard que podem ser utilizados na decoração de ambientes com requinte. Outra dica são as fibras sintéticas que permitem uma manutenção mais fácil, mas a beleza dos naturais é insuperável.

Quais ambientes são próprios para a utilização do material? E quais não se recomenda? Pode-se utilizar o tecido em todos os ambientes residenciais e comerciais, pois transmite sofisticação e charme ao local, com a vantagem de proporcionar um melhor isolamento acústico e uma durabilidade maior. Ambientes com muita umidade como cozinha devido à gordura devem ser evitados, já no lavabo pode ser feito o uso do tecido impermeável, mas com critério.

Como deve ser feita a aplicação? Com quais materiais? Como deve estar a parede? A aplicação deve ser feita por profissionais especializados que podem e devem opinar na assertividade do projeto, segue abaixo alguns cuidados e dicas imprescindíveis:

• É importantíssimo que o tecido tenha o tratamento antichamas;

• É recomendado que a instalação seja feita sempre por um profissional experiente, pois a má colocação ocasionará em um tecido de aparência enrugada e assimétrico;

• O tecido pode ser aplicado diretamente sobre a parede utilizando-se cola fórmica, mas é recomendado que a parede esteja livre de umidades e nivelada para não ocasionar ondulações;

• Para dar maior estabilidade dimensional e deixar o tecido com menos flexibilidade pode-se usar o backing, que é uma camada de adesivo que se aplica no verso do tecido;

• Outra opção é colar primeiro uma espuma fina e depois aplicar o tecido, essa opção é bastante utilizada, pois possui um melhor acabamento, além de atuar como isolante térmico;

• O tecido a ser aplicado na parede deve ser distribuído por altura, e como a largura da maioria dos tecidos é de 1,40cm, para não ocorrer deformação na simetria é necessário fazer uma costura observando o casamento dos desenhos. Uma vez costurado é recomendado passar o tecido com o ferro quente, pois propicia a abertura da costura evitando a evidência da mesma;

• Recomenda-se não aplicar o tecido em áreas que fiquem expostas ao sol.

Quais as vantagens e desvantagens em relação a outros revestimentos (papel de parede, tinta, etc)? Nesta questão temos muitas variáveis do que cada uma das opções traz. Por exemplo, a tinta é um processo convencional e de baixo custo, mas a parede tem que estar bem acabada, lisa e sem ondulações, e a manutenção é barata.

Os papéis de parede aliam o aspecto dos tecidos (em alguns casos) ou texturas, mas devem ser colados junto à parede, portanto as eventuais ondulações ainda podem ser um problema a ser resolvido, porém tem características técnicas que facilitam o uso e conservação.

Deixei o tecido para o fim, pois é o que melhor conheço. O tecido e todos seus derivados são certamente algo muito próximo da gente e que está em contato constante conosco, faz parte da vida das pessoas. Eu creio que o tecido é possivelmente o produto que mais se aproxima da natureza humana, do caimento, do toque, da suavidade e da qualidade de ser original a cada peça ou metro. Nada expressa melhor o nosso estilo do que o tecido, ele nos aconchega e acaricia. Mas requer cuidados especiais, pois foi concebido para respirar, transpirar e deixar a luminosidade passar no caso das cortinas e, portanto, a manutenção é um pouco mais delicada, porém isto é compensado pela redução da acústica, pelo modo como o tecido é produzido e por seu entrelaçamento dos fios. Uma parede decorada com tecido proporciona requinte e sofisticação ao ambiente.

Utilizando como referência uma parede com 2,5 m de altura x 3 m de largura, quanto de tecido é necessário para forrá-la? Se for um tecido de pelo menos 1,50m de largura com casamento de desenho nas suas laterais, podemos utilizar um pouco mais de 5m, que pode variar caso seja um desenho definido e haja a necessidade de se costurar o tecido seguindo o padrão do desenho.

Como fazer esse cálculo e sem errar nas emendas? É só calcular a largura da parede e dividir pela largura do tecido. No caso anterior nos dá duas alturas de tecidos, multiplicados por 2,50m (altura da parede) achamos 5 metros. Já a emenda é outra questão, pois a visão de um profissional ajuda na clara identificação do raporte (tamanho do desenho), do tecido e da melhor forma de colocá-los enquadrados de modo que não se observe a emenda.

Quanto custa a mão de obra da aplicação, em média? O valor varia bastante, então eu diria que para não errar nesta hora o mais indicado é o consumidor fazer orçamento com profissionais indicados pelas lojas que vendem tecidos ou até mesmo por amigos.

Quanto tempo demora? A aplicação demora alguns dias, isso depende muito do tamanho do projeto e da forma de colocação, diretamente na parede ou feito suspenso que permite melhor acústica no ambiente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira