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04/12/2013 - 07:59

Grupo Boticário investe R$ 357 milhões em infraestrutura em 2013

Ano marca a consolidação das novas unidades de negócio e ampliações físicas que vão garantir o crescimento futuro.

O Grupo Boticário vai encerrar o ano de 2013 com investimentos de R$ 357 milhões em importantes movimentos de infraestrutura no Paraná e na Bahia, onde a empresa prevê inaugurar, no próximo ano, uma nova fábrica, em Camaçari, e um centro de distribuição, em São Gonçalo dos Campos. Em São José dos Pinhais (PR), o Grupo inaugurou, em março, um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, uma nova linha de fabricação de maquiagem e um armazém automatizado de 4 mil m². Os recursos investidos este ano fazem parte do projeto de expansão, anunciado em 2012, que totaliza R$ 650 milhões e vai sustentar o crescimento da organização pelos próximos 20 anos.

As primeiras entregas do projeto de expansão do Grupo Boticário, somadas aos esforços e a consolidação das quatro unidades de negócio - O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box - contribuíram, mais uma vez, para os resultados positivos da empresa. O Grupo deve fechar o ano com um faturamento acima de R$ 8 bilhões no varejo.

“O ano de 2013 foi o mais importante em termos de investimentos em infraestrutura desde que criamos o Grupo Boticário, em 2010. Foi o ano de consolidar as novas unidades de negócio, que são movimentos muito recentes. De fazer ajustes estratégicos e importantes e de preparar nossa estrutura para um belo futuro. Já começamos a colher resultados positivos dessas iniciativas”, afirma o presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum.

O Grupo Boticário emprega 6 mil colaboradores diretos e está presente em 1.750 municípios brasileiros, além de outros sete países. As quatro unidades de negócio atuam em plataformas multicanais (lojas, e-commerce e venda direta). Somadas, as quatro unidades contam com 3.755 lojas, sendo que 248 foram abertas somente em 2013.

A rede de franquias da marca O Boticário é a maior do Brasil, segundo a ABF - Associação Brasileira de Franchising e a maior do mundo em cosméticos, segundo o Instituto Euromonitor International. “Quando transformamos a empresa em um grupo, seguimos nossa estratégia de lançar novas unidades quase que simultaneamente para posicionar o Grupo Boticário no mercado de varejo de cosméticos e perfumaria. Criamos diferentes canais de vendas e de comunicação com nossos consumidores e ampliamos nossos pontos de vendas. Isso nos consolida como um dos maiores players do setor no Brasil”, destaca Grynbaum.

O bom desempenho do Grupo Boticário colocou a empresa este ano nas listas das Melhores Para Trabalhar e Melhores Para Começar a Carreira, da Revista Você S/A, pelo quarto ano consecutivo. Esta é a sétima vez, desde 2000, que o Grupo figura na lista das empresas mais desejadas pelos profissionais. O Grupo também está entre as 10 melhores empresas de destaque em Sustentabilidade, de acordo com a pesquisa Monitor de Sustentabilidade Corporativa 2013, elaborada pela Market Analysis; venceu o Top of Mind Estadão de RH 2013, na categoria Empresas com Melhores Práticas em Responsabilidade Social; e é um dos destaques do setor de bens de consumo do Guia Exame de Sustentabilidade 2013. Suas unidades de negócio conquistaram vários prêmios em cosméticos, franquias e relações de consumo.

Grupo investe em infraestrutura para garantir o futuro - Como parte da estratégia de expansão, lançada em 2011, o Grupo Boticário vai investir até 2014 um total de R$ 650 milhões em ampliação e modernização de sua infraestrutura operacional – deste valor, R$ 357 milhões foram aplicados neste ano. De olho no potencial de consumo e desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste do Brasil, o Grupo inaugura em 2014 uma nova fábrica em Camaçari e um centro de distribuição em São Gonçalo dos Campos, ambos na Bahia. “O Norte e o Nordeste são importantes mercados e são as regiões com o melhor desempenho em desenvolvimento e atração de investimentos no Brasil atualmente. Com as nossas novas unidades operacionais vamos ampliar, modernizar e otimizar nosso atendimento em todo o país”, ressalta o presidente do Grupo.

As novas estruturas na Bahia, juntas, vão receber R$ 535 milhões em investimentos e gerar, até o fim de 2014, 529 empregos diretos. Assim como acontece nas outras instalações do Grupo, a maioria dos postos de trabalho deverá ser ocupada por mulheres. Em 2013, 158 pessoas participaram do Programa de Capacitação Profissional da Comunidade, realizado em Camaçari e São Gonçalo dos Campos, com o apoio do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, das prefeituras e do Senai e Sesi da Bahia. Os cursos são gratuitos e tornam os alunos aptos e competitivos para disputar oportunidades em qualquer indústria da Região. Para 2014, estão previstas mais 10 turmas, totalizando 400 pessoas capacitadas até o fim do próximo ano.

No Paraná, os investimentos em infraestrutura já foram entregues. Em março de 2013 foi inaugurado o moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, na sede de São José dos Pinhais. Com investimentos de R$ 37 milhões, o espaço de 8 mil m² conta com 230 pesquisadores e tem capacidade de desenvolvimento de 2 mil produtos ao mesmo tempo. Também em São José dos Pinhais, entrou em operação, em setembro deste ano, a nova linha de fabricação de maquiagem, com 7 mil m² e R$ 53 milhões de investimentos em modernos equipamentos. Outra importante entrega foi o novo armazém. Com 4 mil m² e investimentos de R$ 44 milhões, o espaço conta com sistema totalmente automatizado, por meio de um transelevador com capacidade de separação de 9.450 caixas por hora, cerca de 150% a mais que o modelo anterior.

“Com as novas estruturas operacionais e de distribuição, tanto na Bahia quanto no Paraná, a capacidade de produção do Grupo Boticário dobra. Paralelo a esses investimentos em infraestrutura, estamos investindo, também, na expansão das nossas unidades de negócio e, com isso, podemos garantir o atendimento da demanda prevista para o setor nos próximos 20 anos”, ressalta Grynbaum.

O Boticário - A unidade que deu origem ao Grupo Boticário completou 36 anos em 2013 e chegou a 3.628 lojas. A marca já abriu 147 novos pontos de venda no ano e avançou no relacionamento com os consumidores. Lançou este ano a plataforma de comunicação Viva Linda, com um portal e uma revista sobre beleza, comportamento e moda. No Facebook, a fan page O Boticário ultrapassou 5 milhões de fãs. O programa de fidelidade, criado em 1990, foi relançado como Clube Viva O Boticário e já conta com 16 milhões de clientes cadastrados. A nova plataforma de patrocínio O Boticário na Dança realizou um festival com quatro companhias internacionais e patrocinou outros nove projetos.

A unidade iniciou a implantação de um novo modelo de loja, projeto que vai receber investimentos de R$ 1 bilhão dos franqueados nos próximos quatro anos, e também conquistou importantes prêmios este ano. Foi eleita pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios a “Melhor Franquia do Ano” e a “Melhor Franquia do Brasil”. O Boticário ainda foi eleito a “Empresa do Ano” no prêmio Atualidade Cosmética, o mais importante reconhecimento do setor. Também recebeu o Prêmio Época ReclameAqui – As Melhores Empresas para o Consumidor 2013, na categoria Beleza, Estética e Cosméticos, com 60% do votos. Ao todo foram 12 importantes prêmios em 2013, além da presença na lista das dez empresas mais admiradas do Brasil, segundo ranking publicado pela revista Carta Capital.

Eudora - No seu segundo ano de atuação a marca foi reposicionada no mercado, ganhando sua primeira campanha publicitária nacional. Eudora se solidificou na venda direta, seu principal canal de comercialização, com representantes cadastradas em diversas partes do Brasil. A unidade tem hoje cinco lojas-conceito e 15 centrais de serviços no país (três abertas neste ano) – espaços exclusivos para as representantes, que oferecem treinamento, troca de experiências e produtos para a pronta entrega. Em 2013, Eudora também foi reconhecida pelo mercado, conquistando o Prêmio Brasileiro de Embalagens (Embanews). Sua fragrância S. Excès foi a vencedora do prêmio Abihpec Beleza Brasil 2013, na categoria perfumaria feminina.

quem disse, berenice? As consumidoras encontraram a liberdade para escolher maquiagem e a marca encontrou o caminho do sucesso. Com pouco mais de um ano de atuação, quem disse, berenice? já conta com 100 lojas – 90 abertas este ano, pelo sistema de franquias. O bom desempenho neste primeiro ano rendeu reconhecimento nacional e internacional. A unidade recebeu o Prêmio Abihpec Beleza Brasil 2013, na categoria “Melhor Primer para Olhos” com o 3 em 1 Rosux. A marca foi citada no mais importante prêmio de varejo do mundo, o World Retail Awards, que indicou a unidade como uma das finalistas na categoria “melhores lançamentos de varejo do ano”.

The Beauty Box - A mais nova unidade de negócio do Grupo Boticário, The Beauty Box, lançada em novembro de 2012, também expandiu seu atendimento em 2013. A marca contabiliza 16 lojas (10 delas abertas este ano, todas próprias) e no e-commerce disponibiliza mais de 7 mil itens de 100 marcas nacionais e internacionais de beleza, distribuídas em dez categorias – perfumaria, maquiagem, unhas, cuidados para o rosto, corpo e banho, cabelos, mamães e bebês, solares, além de acessórios e, inclusive, produtos masculinos. Em abril deste ano, a The Beauty Box lançou sua marca própria, a “Produtinhos da Beauty”. De forma bem-humorada, a linha traz mais de 60 produtos para cabelos, corpo e banho e acessórios. A marca chamou a atenção da revista Nova, editora Abril, que elegeu os produtos da marca como os melhores de 2013 no Prêmio Nova de Beleza, nas categorias “Melhor Xampu Antiresíduos”, com Beauty Box Detox e “Melhor Leave-in”, com Beauty Box Hair Food.

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