Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2013 - 07:59

Telebras e TIM assinam contrato de permuta de fibra óptica no Norte, Nordeste e Sudeste

O acordo prevê a cessão recíproca de 2.208 Km de fibras ópticas de longa distância.

Brasília- A Telebras e a TIM assinaram no dia 03 de dezembro (terça-feira(, contrato de permuta de infraestrutura de fibras ópticas, que tornará possível o fornecimento de serviço de banda larga de alta velocidade em locais remotos, no interior das regiões Norte e Nordeste, além de promover melhorias de rede no Sudeste do País. O acordo prevê a cessão recíproca de 2.208 km de fibras ópticas de longa distância.

A TIM cederá à Telebras fibras ópticas no chamado linhão, que liga Tucuruí, no Pará, a Manaus, no Amazonas, e Tucuruí-Macapá. Por sua vez, a Telebras cederá à TIM trechos de fibra óptica em áreas estratégicas das regiões Norte, Sudeste e Nordeste, nos trechos de Belo Horizonte–Vitória, Tucuruí–Belém, Teresina–Juazeiro-Petrolina-Paulo Afonso.

“A parceria é estratégica para a Telebras, na medida em que proporcionará a ampliação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) a locais distantes e isolados da região Norte, combatendo a exclusão digital e promovendo o desenvolvimento de municípios hoje carentes de infraestrutura de comunicações”, ressalta o presidente da Telebras, Caio Bonilha.

“O plano industrial da TIM projeta que até 2016 serão 65 mil km de fibra óptica no País, resultado de um forte pacote de investimentos que somam R$ 11 bilhões para o triênio 2014-16. A TIM acredita que a parceria com a Telebras sinaliza um caminho para ações inéditas no mercado, que possibilitem desenvolvimento e inovação para o setor de telecom”, explica Rodrigo Abreu, presidente da TIM Brasil.

A assinatura do contrato representa um desfecho ao Memorando de Entendimentos assinado em outubro de 2012, com o objetivo de expandir a capilaridade e aumentar a eficiência das redes 3G e LTE (4G). A incorporação dos novos trechos à rede TIM também trará benefícios às capitais São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, desafogando rotas críticas dos backbones. Esta sinergia atende também ao objetivo de universalização da internet, previsto no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Com o acordo, a TIM amplia a sua cobertura no interior do Nordeste, alcançando as principais cidades com fibra óptica própria.

Os trechos serão cedidos sem qualquer forma de transmissão de sinais de comunicação nos respectivos cabos ópticos, cabendo à empresa que irá receber a estrutura a responsabilidade de iluminação da fibra e prestação do serviço.

Participaram da assinatura do contrato pela Telebras, o presidente Caio Bonilha e o diretor Comercial Francisco Ziober Filho, e pela TIM o presidente Rodrigo Abreu e o vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais, Mario Girasole.

A TIM é a operadora que mais cresce no país. Atualmente, possui mais de 73 milhões de clientes e 27,11% de market share, mantendo-se na segunda colocação do mercado e na liderança do segmento pré-pago. O desempenho é fruto da inovação da companhia, que liderou movimentos importantes no setor para tornar os serviços móveis acessíveis a toda população.

Outro foco da TIM é a qualidade da sua rede e do atendimento. No triênio que vai até 2015, a companhia aplicará em infraestrutura mais de 90% dos R$ 10,7 bilhões previstos para investimentos no Brasil. Para expansão e melhorias da rede, a operadora comprou ativos como a Intelig (2009) a AES Atimus (2011) e realiza projetos especiais, como a instalação da rede de fibra óptica na região Norte, por meio da LT Amazonas, permitindo a inclusão digital da população de áreas remotas do país.

A companhia também prioriza a transparência nos seus negócios e no relacionamento com os clientes. Um marco foi o lançamento, em 2012, do site Portas Abertas (www.tim.com.br/portasabertas), que permite aos consumidores conhecer o verdadeiro retrato da cobertura da TIM e seus projetos de ampliação e melhorias da rede.

A TIM é ainda a única do setor de telecomunicações a integrar o Novo Mercado da BM&FBovespa, reconhecido como nível máximo de governança corporativa. Faz parte também do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente (ICO2), ambos da BM&FBovespa. [www.tim.com.br, www.twitter.com/timbrasil ou www.facebook.com/timbrasil].

A Telecomunicações Brasileiras S. A. – Telebras é uma sociedade anônima aberta, de economia mista, fornecedora estratégica de soluções de telecomunicações para a Administração Pública e mercado, atuando como agente do desenvolvimento local e fomentando a democratização do acesso à informação. Oferece serviços de acesso dedicado à internet aos prestadores de serviços de telecomunicações, que possuem autorização expedida pela Anatel; além de prover infraestrutura a serviços de telecomunicações prestados por empresas privadas, Estados, Distrito Federal, Municípios e entidades sem fins lucrativos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira