Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2013 - 07:59

Preocupação com a economia interrompe alta do ICES, aponta avaliação

Índice chega a 102,0 e reflete a inquietação dos executivos quanto à economia do País.

Após dois meses consecutivos em elevação, o Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras (ICES) caiu em novembro de 2013. O indicador chegou a 102,0, uma queda de 6,7% em relação ao valor computado em outubro.

“Nesse último mês, o fato principal foi uma piora nas expectativas com relação ao comportamento futuro da economia brasileira”, justifica Francisco Galiza, responsável pela aferição do Índice realizado em parceria com a Revista Cobertura.

Em novembro, 61% dos executivos das seguradoras afirmaram que o desempenho será igual nos próximos seis meses, 30% que será pior e 9% melhor. No mês anterior, as proporções eram de 70%, 13% e 17%.

Segundo Galiza, durante o ano de 2013 há uma variação negativa acumulada de 14,9%.

Mesmo com a queda em relação ao mês anterior, os executivos continuam otimistas, já que pela metodologia utilizada um indicador acima de 100 sinaliza o otimismo.

Já a rentabilidade das seguradoras será mantida para 63% dos entrevistados, para 23% será melhor e 14% pior, ante os 67%, 24% e 9% registrados no mês passado.

Quanto ao faturamento, para 50% será igual, no mês anterior eram 54%; para 39% melhor, antes eram 42%, e 11% disseram que será pior, ante os 4% de outubro.

Auto - O ramo automóvel segue favorável, conforme o economista. Para 47% dos executivos, o faturamento do seguro auto será igual, enquanto 35% será maior e 18% menor.

Entenda como é calculado o ICES-O ICES é um trabalho desenvolvido pela Rating de Seguros em parceria com a Revista Cobertura que teve início em novembro de 2012. A criação de um Índice exclusivo das seguradoras tem como objetivo equiparar o mercado de seguros a outros setores da economia brasileira e mundial.

O Índice é elaborado mensalmente e, para tanto, os seguradores respondem a cerca de quatro perguntas de múltipla escolha e de ordem qualitativa sobre o crescimento da economia, a rentabilidade e o faturamento das seguradoras para os próximos seis meses.

As respostas são sigilosas e os indicadores são transformados em números, que variam entre zero e 200, justamente para o 100 ser a média.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira