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05/12/2013 - 07:56

Transpetro e Vard Promar lançam o navio gaseiro “Oscar Niemeyer”


A embarcação é o primeiro 'gaseiro' construído pela indústria naval do Rio de Janeiro, e teve investimentos de R$ 115 milhões.

A centenária indústria naval fluminense, que entregou três navios à Transpetro nos últimos dois anos, deu mais um passo marcante em sua história, que vive um momento de renascimento. No dia 04 de dezembro (quarta-feira), nas instalações do tradicional Estaleiro Caneco, no Caju, foi lançado ao mar o navio Oscar Niemeyer, primeiro gaseiro construído no Rio de Janeiro.

Contratado junto ao Estaleiro Vard Promar, o Oscar Niemeyer é o primeiro de uma encomenda de oito navios gaseiros realizada por meio do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef). A embarcação leva o nome do visionário arquiteto, que com suas obras de inconfundíveis linhas curvas ajudou a transformar um pedaço do serrado brasileiro na então nova e moderna capital federal.

O investimento no Oscar Niemeyer é de R$ 115 milhões. Ao todo, o Promef está investindo R$ 920 milhões na construção dos oito gaseiros.

O Oscar Niemeyer, que faz parte de uma série de navios gaseiros em homenagem a brasileiros notáveis, tem 117,63 metros de comprimento, 34,0 metros de altura, 19,2 metros de largura e capacidade para transportar sete mil metros cúbicos de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

Promef - O Promef impulsionou o renascimento da indústria naval brasileira após uma crise de décadas, com investimento de R$ 11,2 bilhões na encomenda de 49 navios e 20 comboios hidroviários. O Brasil tem, atualmente, a quarta maior carteira mundial de encomendas de navios e a terceira de petroleiros.

70 mil pessoas na indústria naval - A indústria naval, que por conta da crise chegou a ter menos de dois mil operários na virada do século, atualmente emprega mais de 70 mil pessoas, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação e Offshore (Sinaval). Desse total, o Promef é responsável pela geração de 10.450 empregos diretos no País, o que representa 15% de todos os postos de trabalho diretos da indústria naval brasileira.

O Promef já entregou cinco navios à Transpetro: os de produtos Celso Furtado, Sérgio Buarque de Holanda e Rômulo Almeida; e os Suezmax João Cândido e Zumbi dos Palmares. Outras três embarcações estão em fase de acabamento: José Alencar (de produtos, com entrega até o fim de 2013), Anita Garibaldi (Panamax) e Dragão do Mar (Suezmax). Há ainda mais 12 em fase de construção. Além desses, três comboios hidroviários estão sendo construídos.

O Promef tem três pilares: . construir navios no Brasil;

. alcançar índice de conteúdo nacional mínimo de 65% na primeira fase, e de 70% na segunda fase;

. atingir competitividade internacional, após a curva de aprendizado.

Os dois primeiros pilares já foram alcançados. E, com eles, o Promef ajudou a retirar a indústria naval brasileira do abandono em que se encontrava há décadas.

O terceiro pilar, a busca por competitividade internacional, é o atual foco. Para atingir este objetivo, a Transpetro criou o Sistema de Acompanhamento da Produção (SAP), que tem como função avaliar os processos produtivos dos estaleiros e sugerir alternativas para melhoria da produtividade.

Os principais players da indústria naval internacional, como Japão, Coréia do Sul e China levaram, respectivamente, 63, 53 e 23 anos para atingir a maturidade do setor. Em apenas 13 anos, o Brasil já obteve resultados comparáveis aos do mercado chinês.

Perfil- Oscar Niemeyer é considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna. Visionário e decidido, acreditou em projetos que mudaram a cara de cidades e até mesmo do Brasil, como a construção de Brasília, na virada da década de 50 para a de 60. Identificada pelas curvas que a caracterizam e pelas formas abstratas, a sua arquitetura está presente em diversos países e é comumente considerada obra de arte.

O navio Oscar Niemeyer, é do tipo gaseiro, tem capacidade de transporte de sete mil metros cúbicos, comprimento total de 117,63 metros, largura e 19,20 metros, 34,0 metros de altura, 5,80 metros de calado, pontal (distância entre o fundo e o convés) de 8,60 metros, velocidade de15,0 nós, uma autonomia de 11.000 mil milhas náuticas e dois tanques.

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