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05/12/2013 - 08:21

Foz do Iguaçu lidera ranking da competitividade do turismo entre cidades não-capitais

Foz do Iguaçu aparece em primeiro lugar entre as não-capitais no Ranking 2013 do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas para mensurar o nível de desenvolvimento do turismo no Brasil.

A segunda não-capital a aparecer na relação é Bento Gonçalves (RS), em 12º lugar, e a terceira é Balneário Camboriú (SC), em 16º lugar. Das 28 cidades que estão no Nível 4, o mais elevado do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, apenas Foz do Iguaçu e outras sete cidades fazem parte das não-capitais.

No ranking geral, que avalia 65 destinos indutores do turismo, Foz ficou em 7º lugar, atrás das capitais São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Recife (na pontuação geral, Foz e Recife aparecem empatadas). E está à frente de 21 outras capitais, entre as quais destinos turísticos importantes, como Florianópolis, Salvador, Fortaleza e Brasília.

Índices - Foz do Iguaçu somou nesta última pesquisa 75,9 pontos, três pontos acima dos obtidos na pesquisa anterior, quando também ficou em primeiro lugar entre as não-capitais. Mas avançou uma posição no ranking geral, ultrapassando Salvador.

A capital baiana, que na pesquisa de 2011 (divulgada em 2012) alcançou 73,8 pontos e ficou em 7º lugar, melhorou sua pontuação para 74,0 pontos nesta nova pesquisa, mas não foi suficiente para manter a posição.

Avaliação - O secretário municipal de Turismo, Jaime Nascimento, comemora: “Para nós, é um resultado espetacular, principalmente porque na média todos os destinos cresceram, mas muitos estagnaram ou até perderam competitividade. Foz do Iguaçu avançou em quase todos os setores, inclusive na dimensão cultural, que era um dos nossos pontos fracos”.

Para o superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, “com a Gestão Integrada do Turismo, Foz do Iguaçu vem se tornando um destino cada vez mais competitivo”. Segundo ele, “a prova disso é que, apesar de liderarmos o ranking das não-capitais, conseguimos superar novamente nosso próprio desempenho”.

As médias - Ainda em comparação com outras cidades, a pontuação de Foz do Iguaçu ficou bem acima da média obtida pelas capitais, que ficou em 66,9 pontos. As não-capitais tiveram média de 53,1 pontos e a média brasileira foi de 58,8.

Essas médias foram obtidas a partir da pontuação total de cada destino, a partir das somas ponderadas dos índices obtidos em cada uma das 13 dimensões avaliadas: Infraestrutura geral, Acesso, Serviços e equipamentos turísticos, Atrativos turísticos, Marketing e promoção do destino, Políticas públicas, Cooperação regional, Monitoramento, Economia local, Capacidade empresarial, Aspectos sociais, Aspectos ambientais e Aspectos culturais.

Foz do Iguaçu -Em relação à pesquisa anterior, Foz do Iguaçu avançou em 11 das 13 dimensões. O crescimento mais significativo foi em Capacidade empresarial (7,6 pontos a mais); depois, em Economia local (mais 7,3 pontos), Aspectos sociais (6,6), Aspectos culturais (5,1 pontos a mais) e Monitoramento (diferença de 4,5 pontos).

Só houve redução nas dimensões Infraestutura geral (queda de 1,7 ponto) e Acesso (queda de 3,5 pontos). Nesses dois casos, deve ter pesado principalmente a questão das obras no Aeroporto Internacional Cataratas, que trouxeram alguns transtornos para os passageiros.

Geral - O Índice Geral, que é a soma ponderada de todas as dimensões, saltou de 72,9 em 2011 para 75,9, aumento de 3 pontos. O crescimento foi ainda maior do que o da pesquisa anterior, feita em 2011, sobre a de 2010, quando o índice foi de 70,8.

Perfil - A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.[www.itaipu.gov.br].

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